A Comissão Europeia publica hoje dados preliminares sobre o número de vítimas mortais em acidentes rodoviários em 2024. Cerca de 19 800 pessoas morreram em acidentes rodoviários na UE no ano passado, o que representa uma ligeira queda de 3 % em relação a 2023. É o equivalente a menos 600 vidas perdidas. Embora o número de vítimas mortais na estrada tenha diminuído mais significativamente em 2024 do que em 2023, o ritmo global de melhoria continua a ser demasiado lento e a maioria dos Estados-Membros não está no bom caminho para cumprir o objetivo da UE de reduzir para metade o número de vítimas mortais na estrada até 2030. Em março de 2023, a fim de reforçar o seu compromisso com a segurança rodoviária, a Comissão apresentou um pacote de propostas para melhorar a segurança rodoviária, incluindo requisitos atualizados em matéria de carta de condução e execução transfronteiras, e adotará em breve nova legislação em matéria de inspeção técnica automóvel para reduzir os veículos não seguros nas estradas da UE.
Tendências divergentes entre os Estados-Membros
Os progressos em matéria de segurança rodoviária na UE continuam a ser desiguais, com alguns países a fazer progressos significativos, enquanto outros têm dificuldade em reduzir o número de vítimas mortais. Nos últimos cinco anos, a Grécia, a Espanha, a França e a Itália registaram apenas descidas modestas nas mortes na estrada, enquanto a Irlanda e a Estónia registaram um aumento – embora as flutuações anuais nos países mais pequenos tendam a ser mais pronunciadas. Em contrapartida, a Bulgária, a Dinamarca, a Lituânia, a Polónia e a Eslovénia estão a fazer grandes progressos no sentido da meta de redução de 50 %.
A Suécia e a Dinamarca continuam a ser os países mais seguros em termos de segurança rodoviária, com baixas taxas de mortalidade de 20 e 24 mortes por milhão de habitantes, respetivamente. Entretanto, a Roménia (77/milhão) e a Bulgária (74/milhão), que ainda registam algumas das taxas de mortalidade mais elevadas, realizaram progressos significativos na redução das mortes na estrada, com declínios superiores a 20 % desde 2019. A média da UE é de 44 mortes na estrada por milhão de habitantes.
Grupos mais afetados e fatores de risco
As estradas rurais continuam a representar o maior risco, com 52 % das mortes a ocorrer nessas estradas. A maioria das mortes na estrada (77 %) diz respeito a homens, enquanto os idosos (65+) e os jovens (18-24) são utentes da estrada particularmente vulneráveis. Em termos de tipo de utilizador da estrada, os ocupantes dos automóveis representam a maior percentagem de vítimas mortais, seguidos dos motociclistas (20 %), dos peões (18 %) e dos ciclistas (10 %). Os utentes vulneráveis da estrada, incluindo peões, ciclistas e motociclistas, representam quase 70 % das vítimas mortais em meio urbano, o que sublinha a necessidade urgente de melhorar as medidas de segurança para os proteger.
Antecedentes
Em 2018, a UE fixou para si própria uma meta de redução de 50 % das mortes na estrada – e, pela primeira vez, também das lesões graves – até 2030. Tal foi estabelecido no Plano de Ação Estratégico para a Segurança Rodoviária da Comissão e no quadro estratégico da UE paraa segurança rodoviária 2021-2030, que também estabeleceu planos de segurança rodoviária destinados a alcançar zero mortes na estrada até 2050 («Visão Zero»).
Em março de 2023, a Comissão apresentou um pacote de propostas relativas à segurança rodoviária, incluindo requisitos atualizados para as cartas de condução e uma melhor aplicação transfronteiriça das regras de trânsito rodoviário. A fim de continuar a contribuir para estes esforços, a Comissão adotará em breve novas propostas de revisão da sua legislação em matéria de inspeção técnica, com o objetivo de reduzir o número de veículos não seguros nas estradas da UE e os acidentes conexos.
A segurança rodoviária também tem sido um elemento central das iniciativas da política de mobilidade da UE, incluindo a Estratégia de Mobilidade Sustentável e Inteligente, o novo Regulamento RTE-T e o Quadro de Mobilidade Urbana.
Juntamente com as estatísticas de hoje, o Observatório Europeu da Segurança Rodoviária publicou igualmente um novo relatório estatístico anual com dados até 2023 e relatórios temáticos aprofundados sobre a segurança rodoviária em relação às crianças, aos condutores profissionais e à cultura de segurança rodoviária.
Para mais informações
Estatísticas de segurança rodoviária de 2024 mais pormenorizadas
Mortes na estrada — dados preliminares relativos a 2024
Fonte: Base de dados CARE da UE sobre acidentes rodoviários e fontes nacionais; Os dados relativos à população provêm do Eurostat.
Os valores de 2024 baseiam-se em dados preliminares para a maioria dos países e estão sujeitos a alterações quando os dados finais são publicados no outono de 2025. As estimativas para 2024 abrangem todo o ano e todas as estradas e referem-se a mortes no prazo de 30 dias, mas para os seguintes países baseiam-se em dados parciais: Bélgica e Portugal (cada um com base em dados relativos aos primeiros seis meses). Note-se que, nos Países Baixos, as mortes registadas pela polícia são subnotificadas em cerca de 10-15 %. Em 2024, registaram-se três mortes na estrada no Listenstaine.
Os dados relativos a 2024 são comparados com três períodos: 2023 (ano anterior), 2019 (ano de referência para a meta de redução de 50 % das mortes até 2030) e a média de 2017-19 (para ter em conta as flutuações nos pequenos países). As variações percentuais no quadro baseiam-se no número absoluto de vítimas mortais e não na taxa por milhão de habitantes.