A Comissão Europeia lançou um painel consultivo sobre o COVID-19, composto por epidemiologistas e virologistas de diferentes Estados-Membros, a fim de formular orientações da UE sobre medidas de gestão dos riscos coordenadas e com base científica. Este painel, criado na sequência de um mandato dos Estados-Membros da UE, será presidido pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e copresidido por Stella Kyriakides, comissária da Saúde e Segurança dos Alimentos.
O painel prestará aconselhamento à Comissão sobre os seguintes aspetos:
O painel é composto por sete membros provenientes de seis Estados-Membros, que atuarão a título pessoal e de forma independente. O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças, a Agência Europeia de Medicamentos e o Centro de Coordenação de Resposta de Emergência participarão como observadores.
Os membros do painel vão deliberar pelo menos duas vezes por semana — se não mais — por videoconferência, com base em questões apresentadas pela Comissão ou por sua própria iniciativa.
A primeira reunião oficial do painel terá lugar amanhã, quarta-feira, 18 de março. A Comissão publicará a ordem de trabalhos e os documentos do grupo em linha na página do painel, a fim de assegurar a transparência e a coordenação das comunicações em torno da resposta da UE para combater a propagação da epidemia.
Ligações úteis
Página Web específica da Comissão sobre a resposta da UE ao surto de COVID-19