Fundos Estruturais: modernização das políticas públicas, governação e transparência,

    27 Maio, 2021 José Ricardo Sousa 558 Sem comentários

    A 27 maio, às 14h30, decorre o segundo evento do o ciclo de seminários online “Fundos da União Europeia: os resultados até hoje e os desafios do próximo período de programação” que cobre o período 2021-2027, uma iniciativa da Comissão Europeia em Portugal e da Agência de Desenvolvimento e Coesão (ADC), a entidade responsável pela coordenação dos Fundos Europeus em Portugal. O evento “Fundos Estruturais: modernização das políticas públicas, governação e transparência” conta com a participação de Nuno Vitorino e Miguel Poiares Maduro. Os comentários ficam a cargo de Duarte Rodrigues e Paulo Neto e a moderação é feita por Helena Garrido. Este segundo evento deste ciclo pode ser acompanhado nas contas do Youtube, Facebook e Twitter da Comissão Europeia em Portugal.

     

     

    A sessão de abertura do ciclo aconteceu no dia 21 de maio, com a presença de Elisa Ferreira, Comissária Europeia responsável pela Coesão e Reformas, e do Ministro do Planeamento, Nélson de Souza, e foi dedicada ao tema “Fundos Estruturais: o contexto, os resultados e os desafios do próximo ciclo” e pode ser revisto aqui.

    O objetivo desta iniciativa é contribuir para uma reflexão e análise equilibrada da aplicação dos fundos – os resultados alcançados e o que poderia ter sido feito de forma diferente – e lançar pistas sobre os desafios do próximo período de programação, promovendo uma visão informada e abrangente sobre estas matérias.

    O terceiro seminário está agendado para as 14h30 de dia 9 de junho e será consagrado ao tema “Fundos Estruturais, modernização do sistema produtivo e internacionalização (Incentivos ao Investimento)” O calendário dos demais eventos deste ciclo está disponível abaixo e os diferentes intervenientes serão anunciados em momento oportuno.

    Os oito seminários previstos terão uma duração aproximada de 90 minutos, decorrerão em formato virtual e contam com a participação de um vasto e diversificado painel de especialistas com diferentes experiências nesta matéria, combinando uma visão interna do processo de aplicação dos fundos, com uma visão do conjunto dos fatores explicativos das evoluções nas áreas/sectores onde os fundos têm sido aplicados.

    Mais informações na página dedicada aqui.

     

    PROGRAMA CICLO DE SEMINÁRIOS FUNDOS DA UNIÃO EUROPEIA:

    Os resultados até hoje e os desafios do próximo período de programação

     

    21 maio, 14h30 – Fundos Estruturais: o contexto, os resultados e os desafios do próximo ciclo

    Apresentação do ciclo de seminários

    Sofia Alves

    Sessão de abertura

    • Comissária Elisa Ferreira
    • Ministro do Planeamento Nelson de Souza

    Oradores: Daniel Traça e Ricardo Paes Mamede

    Comentário: Pedro Mazeda Gil e Nuno Santos (AD&C)

    Moderação: Mónica Silvares

     

    27 maio, 14h30 – Fundos Estruturais: modernização das políticas públicas, governação e transparência

    Oradores: Nuno Vitorino e Miguel Poiares Maduro

    Comentário: Duarte Rodrigues e Paulo Neto

    Moderação: Helena Garrido

     

    9 junho, 14h30 – Fundos Estruturais, modernização do sistema produtivo e internacionalização (Incentivos ao Investimento)

    16 junho (data a confirmar), 14h30 – Fundos Estruturais e os investimentos no Ambiente e Energia

    23 junho, 14h30 – Fundos Estruturais e investimentos nas redes de transporte e de conectividade

    30 junho, 14h30 – Os Fundos Estruturais e os apoios à formação e ensino

    7 julho, 14h30 – Os Fundos Estruturais e os apoios ao emprego e inclusão social

    14 julho, 14h30 – Os Fundos Estruturais e as políticas territoriais

    Related Projects It`s Can Be Useful