Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) apoia o novo Bauhaus europeu

19 Outubro, 2021 José Ricardo Sousa 504 Sem comentários

O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) lança hoje a iniciativa «EIT Community Booster — Scaling New European Bauhaus Ventures», a fim de apoiar a iniciativa Novo Bauhaus europeu. O primeiro concurso selecionará vinte empresas inovadoras, que receberão um financiamento de 50 000 EUR cada, para acelerar soluções que integrem a sustentabilidade (desde os objetivos climáticos até à circularidade, à poluição zero e à biodiversidade), a estética (qualidade da experiência e estilo, bem como funcionalidade) e a inclusão (incluindo a diversidade em primeiro lugar, a garantia da acessibilidade e a comportabilidade dos preços).

Este concurso é parte de um orçamento mais vasto de cinco milhões de EUR para as atividades do Novo Bauhaus europeu apoiadas pela nova comunidade EIT em 2021-2022. O concurso «EIT Community Booster» está aberto até 17 de dezembro de 2021. As empresas em fase de arranque e em expansão são incentivadas a candidatar-se e a expandir-se. A fase-piloto deste Community Booster, lançada no início de 2021, já apoiou 13 empresas com um total de 650 000 EUR.

Elisa Ferreira, comissária responsável pela Coesão e Reformas «Para que o Novo Bauhaus europeu chegue às regiões e às cidades de toda a Europa e não só, temos de promover ideias e conceitos empresariais inovadores. A nossa força está em trabalhar em conjunto, envolvendo empresas, comunidades regionais e locais e mentes criativas, e no empenho numa abordagem verdadeiramente participativa e transdisciplinar. As empresas inovadoras podem ser um motor da mudança tangível que pretendemos alcançar na nossa sociedade, e congratulo-me com o facto de o EIT promover esse movimento no sentido da sustentabilidade, da estética e da inclusão».

Esta iniciativa conjunta «comunidade EIT / Novo Bauhaus europeu» dispõe de um orçamento de cinco milhões de EUR para 2021 e 2022, destinado a:

• prestar serviços de aceleração empresarial e apoiar os empreendedores, os inovadores e as empresas do Novo Bauhaus europeu;
    • criar e mobilizar iniciativas orientadas para os cidadãos;
    • oferecer atividades de formação empresarial e recursos educativos para melhorar as competências e a aprendizagem ao longo da vida.

O EIT apoia o Novo Bauhaus europeu

Ao longo do ano, a comunidade EIT apoiou grandemente a primeira fase do Novo Bauhaus europeu. Foi lançada uma iniciativa conjunta da comunidade EIT e do novo Bauhaus europeucom o propósito de aumentar a participação dos cidadãos e envolver as comunidades na conceção conjunta de espaços públicos sustentáveis e, ao mesmo tempo, cumprir os objetivos do Pacto Ecológico Europeu.

As atividades bem-sucedidas da comunidade EIT para o Novo Bauhaus europeu já em curso incluem:

• ajudar os inovadores e os empreendedores da Europa Central e Oriental a desenvolverem e lançarem as suas empresas relacionadas com o Novo Bauhaus europeu, graças ao programa «Jumpstarter» do EIT;
    • conceder subvenções a projetos liderados pelos cidadãos, desde a transformação de parques de estacionamento em parques infantis até ao trabalho com idosos ou aos trabalhos que permitem proteger contra as alterações climáticas os sítios classificados como património;
    • integrar uma vertente específica do Novo europeu Bauhaus no Climathon 2021. Este «hackathon» reúne diversos participantes de 150 cidades e vilas de todo o mundo para sensibilizar as pessoas para o clima, perturbar o statu quo e repensar os espaços em que vivemos e o futuro que queremos enquanto cidadãos.

O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) reforça a capacidade que a Europa tem de inovar, potenciando soluções para desafios globais prementes e fomentando o talento empresarial para criar crescimento sustentável e empregos qualificados na Europa. O EIT é um organismo da UE e faz parte integrante do Horizonte Europa, o Programa-Quadro de Investigação e Inovação da UE. O instituto apoia parcerias pan-europeias dinâmicas, as Comunidades de Conhecimento e Inovação do EIT, compostas por empresas de ponta, laboratórios de investigação e universidades. Juntamente com os seus principais parceiros, a comunidade EIT oferece uma vasta gama de atividades de inovação e empreendedorismo em toda a Europa: cursos de formação empresarial, criação de empresas, serviços de aceleração empresarial e projetos de investigação orientados para a inovação.

O EIT é o maior ecossistema de inovação da Europa: reúne cerca de 3 000 parceiros que incluem empresas, institutos de investigação e estabelecimentos de ensino de topo de toda a Europa, em mais de 60 polos de inovação na Europa. O EIT impulsionou mais de 3 800 empresas em fase de arranque e empresas em expansão e criou mais de 1 400 novos produtos e serviços que foram utilizados para angariar mais de 3,9 mil milhões de EUR de capital externo. Mais de 3 800 estudantes concluíram cursos de mestrado e doutoramento com o rótulo EIT e mais de 100 000 participaram em ações de formação empresarial da comunidade EIT.

Para mais informações

Novo Bauhaus europeu