Conferência sobre o Futuro da Europa: cidadãos concluem deliberações sobre alterações climáticas, ambiente e saúde

    10 Janeiro, 2022 José Ricardo Sousa 564 Sem comentários

    Este fim de semana, um grupo de cidadãos europeus selecionados aleatoriamente prosseguirá as deliberações sobre os temas essenciais das alterações climáticas, do ambiente e da saúde num Painel de Cidadãos Europeus da Conferência sobre o Futuro da Europa. Em 7 e 9 de janeiro, os cerca de 200 cidadãos de todos os Estados-Membros, de diferentes idades e origens, reunirão para finalizar as suas recomendações para o futuro da Europa no Painel de Cidadãos Europeus sobre «Alterações climáticas e ambiente / saúde».

    A terceira sessão do painel terá lugar no campus do Colégio da Europa em Natolin (Varsóvia, Polónia) e as suas reuniões plenárias de sexta-feira e domingo realizam-se no Palácio da Cultura e da Ciência, em Varsóvia. A reunião respeitará plenamente as medidas sanitárias aplicáveis, com a possibilidade de os participantes que não possam viajar se ligarem à distância. Os membros do painel basear-se-ão nos trabalhos das sessões anteriores — em Estrasburgo, a 1 e 3 de outubro, e em linha, a 19 e 21 de novembro, que incidiram sobre os seguintes temas: melhores formas de vida; proteger o nosso ambiente e a nossa saúde; reorientar a nossa economia e o nosso consumo; sociedade sustentável; e cuidar de todos. Agora, redigirão e adotarão as suas recomendações, que serão apresentadas e debatidas no próximo Plenário da Conferência, previsto para 21 e 22 de janeiro de 2022. Os quatro Painéis de Cidadãos Europeus foram constituídos no contexto da Conferência sobre o Futuro da Europa.

    Destes, 80 representantes — dos quais pelo menos um terço com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos — participam nos Plenários da Conferência, a fim de apresentarem os resultados dos debates nos painéis respetivos. O Painel de Cidadãos Europeus sobre «Democracia europeia/valores e direitos, Estado de direito, segurança» já apresentou as suas recomendações na reunião de Florença, em dezembro de 2021. No início de 2022, realizar-se-ão dois outros painéis em Maastricht (sobre «A UE no mundo/migração») e em Dublim (sobre «Uma economia mais forte, justiça social e emprego/educação, juventude, cultura e desporto/transformação digital»).

    As sessões matinais do Painel de Cidadãos Europeus de sexta-feira e domingo serão transmitidas em direto na plataforma digital multilingue da Conferência. Todos os europeus podem partilhar as suas ideias sobre a forma de moldar o nosso futuro comum na plataforma. A mais recente panorâmica e análise das contribuições está disponível no terceiro relatório intercalar.

    Related Projects It`s Can Be Useful