Portugueses são os que mais confiam na União Europeia e os mais preocupados com a inflação

    11 Abril, 2022 José Ricardo Sousa 289 Sem comentários

    O mais recente relatório sobre a opinião pública em Portugal relativamente à União Europeia, extraído do Eurobarómetro Standard 96 (Inverno 2021-2022) confirma os níveis muito elevados de confiança dos portugueses nas instituições europeias, sendo Portugal o Estado-Membro que mais confia na União Europeia. Demonstra ainda que a larga maioria dos portugueses está satisfeita com as políticas de combate à pandemia implementadas, regista um aumento da satisfação dos portugueses com o funcionamento da democracia no país e constata que a inflação é o problema que preocupa uma maior proporção de portugueses, seguido da saúde e da situação da economia nacional. O trabalho de campo foi realizado entre 18 de janeiro e 14 de fevereiro de 2022, antes da invasão da Ucrânia, tendo o enfoque sido a resposta à pandemia e as perceções sobre a situação económica.

    Drapeaux Berlaymont

    O Eurobarómetro do inverno 2021-2022 mostra que Portugal é o Estado-Membro em que existe uma maior confiança na UE no geral (69 %) e, especificamente, para tomar as decisões sobre a pandemia no futuro (86 %), muito acima da média da UE (47 % e 60 %, respetivamente). A esta circunstância soma-se o facto de a maioria dos portugueses estar satisfeita com as medidas europeias para combater a pandemia, embora, tal como os restantes europeus, demonstram-se divididos quanto à eficácia do NextGenerationEU, o Plano de Recuperação da Comissão Europeia.

    A satisfação dos portugueses com a democracia nacional é maioritária e é a mais alta desde o início da pandemia. Existe uma melhoria na avaliação da situação económica nacional em Portugal, embora continue a ser uma posição minoritária (23 %) e inferior à média na União Europeia (39 %). A inflação é o problema que preocupa uma maior proporção de portugueses, seguido da saúde e da situação da economia nacional, sendo, no conjunto de todos os inquiridos, o ambiente e as alterações climáticas o tema indicado por mais europeus como a maior preocupação. Este inquérito Eurobarómetro revela que, mesmo antes da invasão da Ucrânia, 77 % dos europeus eram a favor de uma política de defesa e segurança comum entre os Estados-Membros da UE.

    Os resultados do Eurobarómetro Standard 96 – Inverno 2021-2022, assim como os vários relatórios nacionais, estão disponíveis nesta página dedicada. O relatório completo relativo a Portugal encontra-se aqui.Ver esta ligação noutra língua

    Related Projects It`s Can Be Useful