Novo Bauhaus Europeu: financiamento de cinco projetos «demonstradores-farol» em toda a Europa

    5 Maio, 2022 José Ricardo Sousa 939 Sem comentários

    A Comissão anunciará hoje os cinco projetos selecionados no âmbito do convite à apresentação de propostas, no valor de 25 milhões de euros, que visa apoiar o desenvolvimento de «demonstradores-farol» do Novo Bauhaus Europeu (NBE). A Comissão está atualmente a negociar acordos de subvenção com os beneficiários selecionados.

    Os projetos criarão espaços mais sustentáveis, inclusivos e belos em toda a Europa e promoverão o envolvimento dos cidadãos no processo de transição ecológica a nível local.

    Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia,  «Mal posso esperar pelo lançamento destes projetos do Novo Bauhaus Europeu, que nos darão uma visão de um futuro possível e traduzirão os objetivos do Pacto Ecológico Europeu em ações concretas que transformarão o nosso quotidiano e os nossos espaços. Estes projetos deverão ser o ponto de partida para a criação de uma rede mundial de projetos Novo Bauhaus Europeu.»

     

    Cinco projetos de demonstração em 13 países

    Cada um dos cinco projetos pré-selecionados disporá de um financiamento de cerca de 5 milhões de euros para executar os seus planos em 11 Estados-Membros (BélgicaChéquiaAlemanhaDinamarcaGréciaCroáciaItáliaLetóniaPaíses Baixos, e Portugal), bem como na Noruega e na Turquia. Abordarão temas como a renovação de edifícios, a circularidade, as artes, o património cultural, a educação, as cidades inteligentes, a regeneração urbana e rural, entre outros. Projetos:

    1. CULTUURCAMPUS (Cultuurcampus: um polo sustentável de artes, investigação, aprendizagem e comunidade que funciona como catalisador): O Cultuurcampus visa transformar uma zona urbana desfavorecida a sul de Roterdão (NL) através de uma combinação de educação, investigação, políticas e cultura, tendo em conta as experiências de vida dos seus residentes. O Cultuurcampus estará localizado num edifício histórico e funcionará como plataforma para diferentes grupos e atividades.
    2. NEB-STAR (Novo Bauhaus Europeu Stavanger): O NEB-STAR, que decorrerá em Stavanger (NO), Praga (CZ) e Utrecht (NL), demonstrará de que forma os planos de transformação do território podem incorporar os princípios e valores do Novo Bauhaus Europeu. Este projeto abordará quatro desafios emblemáticos relacionados com as cidades com impacto neutro no clima, e terá em linha de conta as necessidades e preocupações locais através de um processo de cocriação com os residentes e outros intervenientes
    3. NEBhourhoods (NEBhourhoods): O NEBhourhoods visa preparar Neuperlach, uma zona da cidade de Munique (DE) para o futuro, tal como previsto no Pacto Ecológico Europeu, através de iniciativas nos domínios do ambiente construído, da circularidade, da mobilidade, da energia, da alimentação e da saúde. O projeto tirará partido dos pontos fortes desta zona— um forte sentimento de comunidade, vastas zonas verdes, edifícios de habitação em grande escala, mesmo que careçam de renovação — e terá em conta os seus pontos fracos — um desemprego superior à média e níveis de educação também inferiores à média.
    4. DESIRE (Designing the Irresistible Circular Society): este projeto visa abordar alguns dos principais desafios com que se deparam as sociedades e as cidades: alterações climáticas, perda da biodiversidade e desafios em termos de recursos. Tomando por base três temas principais: inclusividade, circularidade e conciliação das cidades com a natureza, o projeto utilizará a arte, a arquitetura e o design para explorar formas alternativas de transformar territórios em diferentes locais situados em cidades europeias (DK, NL, SI, IT, LV).
    5. EHHUR (EYES HEARTS HANDS Urban Revolution): este projeto apoia os esforços realizados pelas cidades e pelos seus residentes mais vulneráveis para transformar o ambiente construído. O projeto, que decorrerá em sete locais diferentes da UE e dos países associados (DK, EL, BE, PT, TK, HR, IT), procurará dar resposta a desafios socioeconómicos e culturais como a segregação social, a pobreza energética e a degradação urbana.

    Os cinco projetos pré-selecionados disporão de um período de dois anos para apresentar novas ideias e soluções e abrirão caminho a outras iniciativas do Novo Bauhaus Europeu. Uma vez que estão distribuídos por toda a Europa, os projetos produzirão uma grande diversidade de resultados, que poderão ser adaptados e reproduzidos através de atividades e demonstradores dentro e fora da Europa, servindo, pois, de inspiração para futuros projetos.

    Os projetos contribuirão igualmente para as missões da UE. As missões e o NBE têm muito em comum, já que ambas as iniciativas pretendem abordar grandes desafios nos domínios da saúde, do clima e do ambiente através de um envolvimento mais estreito com os cidadãos e tirando partido do poder da investigação e inovação.

    O projeto CRAFT (CReating Actionable FuTures) apoiará os cinco projetos selecionados, bem como futuros projetos de demonstração NBE, através de um financiamento de 2 milhões de euros. O projeto CRAFT testará modelos colaborativos locais das transformações NBE em três «cidades de testagem» (Amesterdão, Bolonha e Praga) e prestará orientação às 100 cidades selecionadas no âmbito da missão «Cidades com impacto neutro no clima e inteligentes» .

     

    Contexto

    O Novo Bauhaus Europeu visa estabelecer uma ligação entre o mundo da arte, da cultura e da educação e o mundo científico e tecnológico. O Horizonte Europa desempenha um papel fundamental neste contexto, enquanto impulsionador de novas ideias, protótipos e produtos, uma vez que a investigação e a inovação constituem elementos importantes dos processos de conceção, execução e divulgação dos projetos NBE.

    O prazo para a apresentação de propostas no âmbito do convite de 25 milhões de euros subordinado ao tema «Apoiar a implantação de “demonstradores-farol” para a iniciativa do Novo Bauhaus Europeu no contexto das missões do Horizonte Europa» teve início em 28 de setembro de 2021 e terminou em 25 de janeiro de 2022. O convite integra-se no programa de trabalho das missões do Horizonte Europa para 2021-2022.

    O anúncio dos candidatos selecionados não constitui um compromisso formal de financiamento. A decisão final sobre os projetos candidatos (incluindo o montante da subvenção a atribuir) só poderá ser tomada posteriormente, quando os serviços da Comissão tiverem concluído a preparação da subvenção e efetuado as verificações necessárias.

    Para mais informações

    Sítio Web do Novo Bauhaus Europeu

    Sítio Web Missões da UE

    Comunicado de imprensa: Comissão anuncia as 100 cidades que participarão na missão da UE «Cidades com impacto neutro no clima e inteligentes até 2030»

    Related Projects It`s Can Be Useful