Primeiros Estados-Membros comprometem-se a afetar cerca de 270 milhões de euros à iniciativa ALMA

    18 Maio, 2022 José Ricardo Sousa 728 Sem comentários

    Os primeiros Estados-Membros manifestaram o seu empenho em avançar com a nova iniciativa da Comissão intitulada ALMA (Aim, Learn, Master, Achieve) para ajudar os jovens desfavorecidos a entrar no mercado de trabalho ou a prosseguir os seus estudos.

    Num evento sobre o emprego dos jovens organizado pela Comissão na semana passada, foi anunciado que, até à data, mais de metade dos Estados-Membros manifestaram a intenção de avançar com a iniciativa ALMA. Além disso, oito Estados-Membros já se comprometeram a afetar à iniciativa cerca de 270 milhões de EUR ao abrigo dos respetivos programas do Fundo Social Europeu Mais (FSE+), de acordo com as estimativas atuais. Prevê-se que se sigam mais compromissos neste sentido, possibilitando aos jovens de toda a Europa beneficiar desta nova iniciativa.

    Margaritis Schinas, vice-presidente responsável pela Promoção do Modo de Vida, Europeu, afirmou:«Com a iniciativa ALMA, queremos ajudar os jovens a começar a sua vida da melhor forma e a ter êxito nos casos em que, até agora, o sistema falhou. Trata-se de aproximar a Europa da sociedade. De proporcionar experiência profissional e melhorar o emprego e as perspetivas de vida dos jovens europeus. Eles que são a esperança do nosso presente, os agentes de um futuro melhor.»

    Nicolas Schmit, comissário do Emprego e Direitos Sociais, declarou: «A UE disponibiliza apoio a todos os jovens, em especial aos jovens mais afetados pelas dificuldades. Ao participar na iniciativa ALMA, os jovens desfavorecidos ganharão confiança e acreditarão que podem ter êxito na vida. A Comissão está firmemente empenhada em fazer da ALMA um êxito.»

    Durante o evento realizado em 12 de maio, representantes dos governos e da Organização Internacional do Trabalho, parceiros sociais, empresas e serviços públicos de emprego debateram os desafios e as oportunidades relacionados com o emprego dos jovens. Partilharam os seus pontos de vista sobre a forma de garantir o êxito do novo programa de mobilidade em prol da inclusão social, ALMA. Jovens da Bélgica, Chéquia, Alemanha, Irlanda, Itália, Polónia, Espanha e Suécia chegaram a Bruxelas para partilharem as suas histórias sobre a forma como beneficiaram de programas semelhantes à iniciativa ALMA e sobre o efeito transformador que teve nas suas vidas.

     

    Contexto

    No seu discurso sobre o estado da União, a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, anunciou o lançamento da nova iniciativa ALMA durante o Ano Europeu da Juventude 2022. A presidente declarou: «A Europa precisa de todos os seus jovens. Importa prestar apoio a todos aqueles que se encontram excluídos. Aqueles que não têm emprego. Aqueles que não estudam nem seguem qualquer formação. Para os jovens nessa situação, tencionamos propor um novo programa, intitulado ALMA.»

    ALMA é uma iniciativa de inclusão ativa para jovens desfavorecidos (18-30 anos) que não trabalham, não estudam nem seguem qualquer formação. Enquadrada por uma formação intensiva antes e depois da estada no estrangeiro, proporcionará aos participantes uma experiência de aprendizagem profissional supervisionada durante um período de dois a seis meses noutro Estado-Membro da UE.

    O objetivo do programa ALMA é melhorar as competências, os conhecimentos e a experiência dos participantes, para que, ao regressarem ao seu país de origem, possam fazer o seu percurso para o mercado de trabalho ou prosseguir estudos, e dar-lhes a oportunidade de estabelecer novas ligações em toda a Europa.

    Os Estados-Membros são incentivados a afetar os recursos que considerarem adequados dos respetivos programas do Fundo Social Europeu Mais (FSE+) no período 2021-2027 para a concretização da iniciativa ALMA. Além disso, a Comissão presta assistência administrativa aos Estados-Membros na criação e na execução desta iniciativa.

    Com esta nova iniciativa, a Comissão reafirma o compromisso assumido no Pilar Europeu dos Direitos Sociais de combater as desigualdades e proporcionar apoio ativo ao emprego e à requalificação, especialmente aos jovens desfavorecidos. A iniciativa ALMA contribuirá igualmente para a implementação da Garantia para a Juventude, que foi reforçada em 2020. Ao fazê-lo, complementará os programas existentes de apoio à mobilidade dos jovens, como o Erasmus+ ou o Corpo Europeu de Solidariedade.

    Para mais informações

    Sítio Web da iniciativa ALMA (Aim, Learn, Master, Achieve)

    Notícias: «Os países da UE comprometem-se a tornar a iniciativa ALMA uma realidade»

    Sítio Web do Fundo Social Europeu Mais (FSE+)

    Sítio Web do Ano Europeu da Juventude

    Related Projects It`s Can Be Useful
    Previsões económicas do outono de 2024
    22 Novembro, 2024 José Ricardo Sousa 8