UE anuncia um montante histórico de 715 milhões de euros para o Fundo Mundial

    23 Setembro, 2022 José Ricardo Sousa 180 Sem comentários

    A Comissão Europeia anunciou hoje um novo recorde de 715 milhões de euros do orçamento da UE para o Fundo Mundial para o período 2023-2025, no decorrer da Sétima Conferência de Reconstituição do Fundo organizada pelo Presidente dos EUA, Joe Biden, em Nova Iorque. Juntamente com os compromissos assumidos pelos Estados-Membros da UE, a Equipa Europa confirma o seu forte empenho relativamente ao Fundo Mundial, com uma contribuição total de mais de 4,3 mil milhões de EUR para o período 2023-2025. O Fundo Mundial, uma parceria internacional para combater a SIDA, a tuberculose e o paludismo, já salvou 50 milhões de vidas nos últimos 20 anos. A nova contribuição vem juntar-se aos 150 milhões de euros disponibilizados este ano a partir do orçamento da UE para o Mecanismo de Resposta à COVID-19 do Fundo Mundial (C19RM), a fim de ajudar os países a cobrir os custos do equipamento de proteção individual, dos testes de diagnóstico e das terapêuticas.

    Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia  «Depois de unir esforços para combater a COVID-19, temos de voltar a colaborar para derrotar outras doenças mortais. O Fundo Mundial de Luta contra a SIDA, a Tuberculose e o Paludismo está a contribuir para salvar milhões de vidas. É por esta razão que aumentaremos a contribuição da UE para o Fundo Mundial para 715 milhões de euros. Esta contribuição será uma tábua de salvação para milhões de pessoas e contribuirá para prestar melhores cuidados de saúde a todos».

     

    Construir um mundo mais saudável e mais equitativo

    O Fundo Mundial procura angariar pelo menos 18 mil milhões de dólares para o período de 2023-2025, a fim de salvar 20 milhões de vidas, evitar mais de 450 milhões de infeções, reduzir em 64 % a taxa de mortalidade causada pelo VIH, tuberculose e paludismo e construir um mundo mais saudável e equitativo.

    Dos 18 mil milhões de dólares, 6 mil milhões seriam investidos no reforço dos sistemas de saúde e de redes comunitárias. Tal reforçaria significativamente o papel do Fundo no apoio aos esforços dos países para criar sistemas de saúde mais integrados e centrados nas pessoas, mais capazes de prevenir, detetar e responder às ameaças colocadas pelas doenças infecciosas.

    Contexto

    Quando o Fundo Mundial foi criado há 20 anos, o VIH, a tuberculose e o paludismo pareciam ser doenças incuráveis. No entanto, graças à ciência, a recursos adequados e a uma colaboração mundial eficaz, é possível fazer com que mesmo as doenças mortais sejam forçadas a recuar. Em apenas 20 anos, a parceria do Fundo Mundial salvou 50 milhões de vidas e reduziu o número de mortes em mais de metade.

    Para além do seu mandato para pôr termo à SIDA, à tuberculose e ao paludismo, o Fundo Mundial é um dos principais intervenientes na luta contra a COVID-19. O Fundo tornou-se o primeiro prestador de apoio financeiro a países de rendimento baixo e médio para tudo, exceto vacinas. Através do seu Mecanismo de Resposta à COVID-19 (C19RM), o Fundo apoia os países na cobertura dos custos do equipamento de proteção individual, dos testes de diagnóstico e das terapêuticas. A UE anunciou uma contribuição de 150 milhões de euros para o referido Mecanismo.

    A União Europeia e os seus Estados-Membros, em conjunto enquanto Equipa Europa, são um contribuinte fundamental para o Fundo Mundial. A Comissão Europeia comprometeu-se a disponibilizar 550 milhões de euros para a sexta reconstituição do Fundo Mundial 2020-2022. Com o novo compromisso de 715 milhões de euros, as contribuições totais da Comissão Europeia para o Fundo Mundial no período 2001-2025 elevam-se a 3 500 milhões de euros. As contribuições de 2001-2022 da UE e dos seus 27 Estados-Membros para o Fundo Mundial totalizam 21,2 mil milhões de dólares.

    Este compromisso faz parte do forte empenho da Comissão Europeia de promover a saúde a nível global, que inclui o apoio bilateral e regional aos sistemas de saúde dos países parceiros e a outras iniciativas mundiais no domínio da saúde, como a Organização Mundial da Saúde, a GAVI, a Aliança para as Vacinas, e o Fundo Intermediário Financeiro para a Prevenção, Preparação e Resposta a Pandemias, entre outros.

    Para mais informações

    Fundo Mundial

    Declaração das comissárias Stella Kyriakides e Jutta Urpilainen — Rumo a uma nova estratégia global da UE em matéria de saúde, 19 de maio de 2022

    Declaração da presidente Ursula von der Leyen na Conferência de Doadores do Fundo Mundial

     

    Related Projects It`s Can Be Useful