O Europe Direct do Minho, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), sedeado em Barcelos, esteve no Agrupamento de Escolas de Pedome, em Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, para a realização de uma ação informativa denominada por “Conhecer a Europa”, no dia 21 de novembro, com o objetivo de dar a conhecer as principais medidas da União Europeia na área tecnológica e a importância da cibersegurança.
Esta atividade contou com a presença de mais de uma centena de jovens da localidade. Durante a atividade, a cibersegurança foi o principal assunto a ser abordado na apresentação, e onde os alunos tiveram a oportunidade de aprender como devem proteger-se dos perigos cibernéticos. No final, houve ainda tempo para conversar, em conjunto, sobre o que a UE tem feito no quotidiano dos cidadãos no que diz respeito ao programa digital. Dar a conhecer as mais-valias da pertença à União Europeia, ao mesmo tempo que se pretende consciencializar os mais jovens para a importância de uma participação responsável e segura nas redes sociais e outras plataformas, foram alguns dos objetivos desta ação informativa. Por conseguinte, também pretendemos demonstrar como o projeto europeu está presente no quotidiano dos cidadãos europeus.
A ação informativa pretendeu levar o público a conhecer mais sobre o propósito da criação deste projeto europeu, os benefícios que advieram da entrada do nosso país na até então Comunidade Económica Europeia, e as várias mutações, alargamentos e desafios que o projeto europeu atravessou desde a sua criação até aos dias de hoje.
A sessão contou com um público bastante participativo e interativo, que aproveitou esta sessão para expressar as suas dúvidas, preocupações, e realçar os pontos positivos do projeto europeu. A plateia teve a oportunidade de lançar o seu contributo através de várias perguntas que foram sendo colocadas ao longo da atividade.
Deste modo, os testemunhos dos presentes foram essenciais para fundamentar a importância da presença europeia na região sobre as mais variadas perspetivas, assim como quais os efeitos práticos de se viver numa União Europeia integrada e desenvolvida.