Colégio de Comissários em Kiev para reforçar apoio da UE e cooperação com a Ucrânia

    6 Fevereiro, 2023 José Ricardo Sousa 273 Sem comentários

    A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen esteve em Kiev, acompanhada por 15 comissários, para a primeira reunião entre o Colégio e o Governo ucraniano, que se realizou ontem. A reunião tem lugar a par da Cimeira UE-Ucrânia, que decorre hoje e é a primeira desde o início da guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia e a atribuição do estatuto de país candidato.

    A presidente von der Leyen declarou: «Com a visita do Colégio a Kiev, a UE envia uma mensagem muito clara à Ucrânia, e não só, acerca da nossa força coletiva e da nossa determinação face à agressão brutal da Rússia. Continuaremos a apoiar a Ucrânia enquanto for preciso. E continuaremos a impor um preço pesado à Rússia até que cesse a agressão. A Ucrânia pode contar com a Europa para a ajudar a reconstruir um país mais resiliente, que avance na via da adesão à UE.» A reunião entre o Colégio e o Governo da Ucrânia envia um forte sinal do compromisso inabalável de que a UE apoiará a Ucrânia enquanto for preciso, nomeadamente com um novo pacote de assistência de 450 milhões de euros para 2023 anunciado pela presidente Ursula von der Leyen. O apoio total da UE, dos seus Estados-Membros e das instituições financeiras europeias disponibilizado à Ucrânia desde o início da guerra perpetrada pela Rússia ascende a cerca de 50 mil milhões de euros. Além disso, a Comissão está a trabalhar no sentido de contribuir com 1 000 milhões de euros para uma recuperação rápida.

    Na véspera da Cimeira UE-Ucrânia, a reunião entre o Colégio e o Governo em Kiev, copresidida pela presidente Ursula von der Leyen e pelo primeiro-ministro Shmyhal, fez o balanço do apoio prestado pela UE à Ucrânia em diferentes domínios, nomeadamente os domínios financeiro, humanitário, energético, orçamental, diplomático, bem como os esforços de reforma da Ucrânia para avançar na via da sua adesão à UE, e delineou novas medidas para reforçar a cooperação setorial numa série de domínios. A presidente Ursula von der Leyen reuniu igualmente com o presidente Zelensky para debater questões fundamentais da agenda UE-Ucrânia.

    Related Projects It`s Can Be Useful