A Comissão Europeia adotou hoje uma recomendação e uma comunicação que estabelecem objetivos comuns para reforçar a resiliência a catástrofes no âmbito da proteção civil. Tal inclui formas de preparar melhor os países europeus para os riscos naturais, nomeadamente sismos, inundações e incêndios florestais, para citar alguns exemplos. Tendo em conta a rápida evolução do panorama de riscos, os objetivos europeus em matéria de resiliência a catástrofes procuram melhorar a capacidade da UE, dos seus Estados-Membros e dos Estados participantes no Mecanismo de Proteção Civil da UE para antecipar futuras catástrofes e emergências de grandes proporções e resistir aos seus efeitos. Para isso, e em estreita cooperação com os Estados-Membros, a Comissão Europeia identificou cinco objetivos a prosseguir coletivamente.
Os cinco objetivos europeus em matéria de resiliência a catástrofes são os seguintes:
Para começar a concretizar estes objetivos, a Comissão Europeia está a lançar cinco iniciativas emblemáticas, uma no âmbito de cada objetivo. Por exemplo, uma iniciativa emblemática consistirá em lançar o preparEU, um programa pan-europeu de sensibilização para a resiliência a catástrofes, dirigido aos cidadãos europeus.
Contexto
Quando a gravidade da situação de emergência sobrecarrega as capacidades de resposta do país em causa, este pode recorrer ao Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia para obter ajuda. Uma vez ativado, o Centro de Coordenação de Resposta de Emergência da UE coordena e financia a assistência disponibilizada pelos Estados-Membros da UE e por oito outros Estados participantes (Albânia, Bósnia-Herzegovina, Islândia, Montenegro, Macedónia do Norte, Noruega, Sérvia e Turquia) através de ofertas espontâneas. Os objetivos da União em matéria de resiliência a catástrofes definem domínios prioritários e objetivos específicos conexos para reforçar esta vertente do Mecanismo de Proteção Civil da UE e dos Estados-Membros. Os objetivos são uma base de referência comum não vinculativa para apoiar ações de prevenção e preparação em caso de catástrofes que afetem simultaneamente dois ou mais países.
Para mais informações
Recomendação da Comissão sobre os objetivos da União em matéria de resiliência a catástrofes
Mecanismo de Proteção Civil da UE