A Comissão anunciou hoje 18 novos projetos que receberão mais de106 milhões de euros para contribuir para a Missão da UE «Restaurar os nossos Oceanos e Águas». Os projetos reúnem mais de 370 beneficiários de 36 países, incluindo PME, instituições de investigação, autoridades locais, escolas e empresas. Desempenharão um papel fundamental na consecução da neutralidade climática e na restauração da natureza, protegendo e restaurando a biodiversidade nas águas, reduzindo a poluição, apoiando uma economia azul sustentável e desenvolvendo a geminação digital europeia do oceano. Todos os Estados-Membros da UE estão envolvidos nos projetos, com ações do mar Báltico e do mar do Norte, passando pelo rio Danúbio, mar Mediterrâneo e através do Atlântico.
Investir na natureza e nas comunidades locais
Os projetos proporcionarão uma grande variedade de benefícios para os oceanos e as águas, tais como:
Para mais informações sobre os projetos, incluindo o orçamento e os beneficiários, consultar a panorâmica dos projetos.
Antecedentes do litígio
Criadas ao abrigo do programa Horizonte Europa para o período 2021-2027, as missões da UE são uma nova forma de encontrar soluções para alguns dos maiores desafios da sociedade. Têm objetivos ambiciosos e produzirão resultados tangíveis até 2030.
Lançada em setembro de 2021, a Missão da UE «Restaurar os nossos Oceanos e Águas» visa proteger e restaurar a saúde dos nossos oceanos e águas até 2030 através da investigação e inovação, da participação dos cidadãos e de investimentos na economia azul. A missão aborda os oceanos e as águas como um todo e desempenha um papel fundamental na consecução da neutralidade climática e na recuperação da natureza.
A missão apoia o empenhamento e a cooperação regionais através de «Lighthouses» de base territorial nas principais bacias marítimas e fluviais: Atlantico-Ártico, Mediterrâneo, Baltica-Mar do Norte e Danúbio — Mar Negro. Os faróis de missão são locais para pilotar, demonstrar, desenvolver e implantar as atividades da Missão em todos os mares e bacias hidrográficas da UE.
Os projetos de hoje foram selecionados na sequência de um convite à apresentação de propostas lançado em 2022, incluindo uma avaliação interpares por peritos independentes. Os projetos serão geridos pela CINEA (Agência de Execução Europeia do Clima, das Infraestruturas e do Ambiente).
Para mais informações
Sítio Web da Missão da UE «Restaurar os nossos Oceanos e Águas»