Comissão promove a partilha de dados e a inovação

    25 Julho, 2023 José Ricardo Sousa 220 Sem comentários

    A Comissão publicou hoje uma comunicação que apresenta os elementos constitutivos de um espaço comum europeu de dados sobre o turismo. Este espaço de dados permitirá que as empresas do setor do turismo e as autoridades públicas partilhem uma vasta gama de dados que contribuem para o desenvolvimento de serviços turísticos inovadores, melhoram a sustentabilidade do ecossistema do turismo e reforçam a sua competitividade económica.

    Drapeaux Berlaymont

    O turismo é um ecossistema industrial complexo que evolui rapidamente e que produz e consome uma enorme quantidade de dados. O espaço comum europeu de dados sobre o turismo irá:

    • facilitar a partilha de dados de diversas fontes, nomeadamente os das empresas, das autoridades locais e do meio académico, incentivando os intervenientes públicos e outras partes interessadas a unirem esforços para delinearem as principais características do espaço de dados. Por exemplo, os dados sobre o consumo de energia dos hotéis podem ajudar a monitorizar o impacto ambiental do turismo num determinado destino.
    • permitir que um vasto leque de utilizadores tenha acesso aos dados, incluindo intermediários comerciais, gestores de destinos, prestadores de serviços turísticos e outros. Por exemplo, uma empresa em fase de arranque que ofereça serviços turísticos com base em IA poderá recorrer a mais dados pertinentes. Uma agência de viagens terá uma melhor visão geral sobre as ofertas disponíveis em diferentes cidades e regiões e além-fronteiras. Uma autoridade local disporá de mais informações sobre os fluxos turísticos, o que ajudará as empresas, em especial as de menor dimensão, e as autoridades locais a criar, melhorar e personalizar serviços e a apoiar a tomada de decisões relacionadas com a sustentabilidade da sua oferta turística.
    • promover um quadro coerente, fiável e eficiente para a governação deste espaço comum europeu de dados sobre o turismo, com base no respeito da legislação nacional e da UE em vigor em matéria de dados, bem como das normas comuns estabelecidas a nível da UE. Assegurará um modelo de governação dos dados desenvolvido por todas as partes interessadas no ecossistema do turismo: os Estados-Membros, as autoridades locais e regionais e o setor privado, bem como as instituições da UE, apoiados por financiamento da UE.
    • oferecer a interoperabilidade entre domínios de dados, bem como espaços de dados setoriais, nomeadamente espaços comuns europeus de dados sobre a mobilidade; a energia; o ambiente; a saúde; comunidades inteligentes; o património cultural e outros setores com ligações claras à experiência turística.

    Próximas etapas

    A comunicação de hoje apresenta os principais elementos facilitadores de um espaço de dados sobre o turismo e explica a necessidade de o construir de forma progressiva, a fim de assegurar que todos os requisitos das partes interessadas são tidos em conta e que o processo está em consonância com a criação de outros espaços de dados setoriais, garantindo a interoperabilidade entre os dados setoriais. No âmbito das ações de coordenação e apoio ao abrigo do Programa Europa Digital (PED), será apresentado um plano para a criação do espaço de dados até ao final de 2023.

    Contexto

    Os Estados-Membros, as autoridades regionais e locais e o setor privado recolhem dados, procedendo à sua modelização de acordo com as suas próprias normas e necessidades. Os dados recolhidos em diferentes ecossistemas são igualmente relevantes para o turismo. A nível da UE, o Eurostat celebrou um acordo para a partilha de dados com o setor privado, numa base voluntária, relativos ao alojamento e o Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia desenvolveu, em 2021, o Painel do Turismo da UE, um ferramenta destinada a monitorizar as transições ecológica e digital e a resiliência do ecossistema do turismo.

    estratégia europeia para os dados introduziu espaços comuns europeus de dados em setores económicos fundamentais e em domínios de interesse público, o que constitui uma evolução estratégica essencial para fornecer dados pertinentes aos setores público e privado, em benefício da economia e da sociedade europeias. As conclusões do Conselho de 25 de março de 2021 apoiaram o desenvolvimento dos espaços de dados. Neste contexto, em junho de 2022, a Comunicação da Comissão relativa à Conferência sobre o Futuro da UE sublinhou que os espaços de dados sobre o turismo e os espaços de dados sobre a mobilidade constituem «novos domínios de ação a considerar» para que a UE adira à transformação digital. A trajetória de transição para o turismo ressalvou a necessidade de assegurar a «implementação técnica do espaço de dados sobre o turismo». A trajetória de transição para o turismo está atualmente a ser implementada em conjunto com as principais partes interessadas.

    Agenda Europeia para o Turismo 2030, adotada pelo Conselho da União Europeia em dezembro de 2022, apelou igualmente à aplicação de práticas de partilha de dados no setor do turismo. A Agenda baseia-se na trajetória de transição para o turismo da Comissão e inclui um programa com ações a realizar pelos países da UE, pela Comissão, bem como pelo ecossistema do turismo.

    Para mais informações:

    Comunicação sobre um espaço comum europeu de dados

    Ecossistema do turismo da UE

    Trajetória de transição para o turismo

    Painel do turismo da UE

    Related Projects It`s Can Be Useful