Os jovens europeus terão mais influência sobre as políticas da UE. Com base nas realizações do Ano Europeu da Juventude de 2022, a Comissão anunciou hoje várias ações que conferem aos jovens mais peso nas decisões que os afetam e aprofundam a dimensão da juventude numa série de políticas da UE.
Estas ações dão ênfase às necessidades dos jovens e envolvem-nos de forma significativa antes das eleições europeias de 2024 e mais além.
Ao elaborar as políticas da UE, a Comissão aplicará uma verificação jovem, que irá assegurar que o seu impacto sobre os jovens é sistematicamente tido em conta. Para o conseguir, há que garantir que as ferramentas existentes para Legislar Melhor, incluindo consultas e avaliações de impacto, são utilizadas ao máximo.
Estas ferramentas serão complementadas por vários instrumentos específicos para os jovens no âmbito da Estratégia da UE para a Juventude 2019-2027. Outras iniciativas que acompanham a verificação jovem incluem diálogos políticos entre jovens e comissários, uma série de mesas-redondas dedicadas à integração da juventude e uma nova plataforma das partes interessadas no domínio da juventude, que facilitará um intercâmbio contínuo com organizações de juventude, investigadores no domínio da juventude, representantes dos Estados-Membros e outras instituições da UE. A Comissão reforçará igualmente o Diálogo da UE com a Juventude, o maior mecanismo de participação dos jovens na Europa, ao alinhar mais estreitamente a tónica do diálogo com o programa de trabalho da Comissão.
Além disso, a Comissão apresentou várias ações concretas destinadas a dar resposta às preocupações dos jovens em cinco domínios políticos que são de importância fundamental para eles: saúde e bem-estar, ambiente e alterações climáticas, educação e formação, cooperação internacional e valores europeus, emprego e inclusão.
No âmbito destas medidas, a Comissão irá, por exemplo:
No âmbito dos esforços da Comissão para aproximar a UE dos jovens, a Semana Europeia da Juventude de 2024 terá lugar de 12 a 19 de abril e centrar-se-á na participação democrática e nas eleições, dois meses antes das eleições para o Parlamento Europeu. A semana celebrará e promoverá o envolvimento, a participação e a cidadania ativa dos jovens através de uma série de atividades em toda a Europa.
As ações hoje anunciadas baseiam-se nos conhecimentos retirados do Ano Europeu da Juventude de 2022. O Ano Europeu contou com mais de 13 000 atividades organizadas por mais de 2 700 partes interessadas em toda a UE e mais além, entre as quais as instituições da UE, os Estados-Membros da UE, as organizações que trabalham com e para os jovens e os próprios jovens. No âmbito do Ano Europeu da Juventude, a Comissão identificou mais de 130 iniciativas políticas para os jovens, muitas das quais foram elaboradas com a sua estreita cooperação.
As medidas de hoje em apoio de uma forte dimensão da juventude nas prioridades e políticas da UE são uma resposta a pedidos do Parlamento Europeu e do Conselho, bem como das principais organizações interessadas, como o Fórum Europeu da Juventude.
Comunicação sobre o Ano Europeu da Juventude 2022
Estratégia da UE para a Juventude 2019-2027
Ano Europeu da Juventude — vídeo histórico
Infografia — Ano Europeu da Juventude