Acordo sobre objetivos fortes da UE para reduzir as emissões de CO2 dos novos camiões e autocarros urbanos

    19 Janeiro, 2024 José Ricardo Sousa 146 Sem comentários

    A Comissão Europeia congratula-se com o acordo hoje alcançado entre o Parlamento Europeu e o Conselho sobre um acordo político provisório que reforça as normas de emissões de CO2 dos veículos pesados novos que entram no mercado da UE a partir de 2030. O regulamento estabelecerá novas metas ambiciosas de redução das emissões de CO2 para 2030, 2035 e 2040. As novas normas assegurarão que este segmento do setor dos transportes rodoviários contribua para a transição para uma mobilidade com emissões nulas e para as ambições climáticas da UE para 2030 e para a neutralidade climática até 2050.

     

    Objetivos ambiciosos e um âmbito de aplicação mais alargado

    O acordo hoje alcançado estabelece objetivos de redução das emissões de CO2 para os veículos pesados de 45 % para 2030-2034, de 65 % para 2035-2039 e de 90 % a partir de 2040, em comparação com os níveis de 2019. O âmbito de aplicação do regulamento é alargado e estas normas passarão a aplicar-se a quase todos os camiões (incluindo veículos de serviço, tais como camiões de lixo, basculantes ou betoneiras a partir de 2035), autocarros urbanos, autocarros de longa distância e reboques.  São igualmente fixados objetivos de redução das emissões específicas para os reboques (7,5 %) e semirreboques (10 %), a partir de 2030.

    Para acelerar a transição para transportes públicos sem emissões em toda a Europa, os novos autocarros urbanos devem reduzir as emissões em 90 % a partir de 2030. Todos os novos autocarros urbanos terão de ter emissões nulas até 2035.

    No âmbito do acordo provisório, a Comissão analisará a eficácia e o impacto do regulamento até 2027. Esta revisão abrangerá o alargamento do âmbito de aplicação aos pequenos camiões, uma metodologia de registo dos veículos pesados que funcionam exclusivamente com combustíveis neutros em termos de CO2, em conformidade com a legislação da UE e os objetivos de neutralidade climática, o papel de um fator de correção do carbono na transição para veículos pesados com emissões nulas e uma metodologia para a determinação das emissões de CO2 ao longo do ciclo de vida dos veículos pesados novos.

    O acordo hoje alcançado envia outro sinal claro aos fabricantes, operadores de transportes e utilizadores no sentido de orientar os investimentos para tecnologias inovadoras com emissões nulas e impulsionar a implantação de infraestruturas de carregamento e abastecimento.

    Próximos passos

    O Parlamento Europeu e o Conselho têm agora de aprovar formalmente o acordo. Uma vez concluído este processo, a nova legislação será publicada no Jornal Oficial da União Europeia e entrará em vigor.

    Antecedentes

    Em fevereiro de 2023, a Comissão propôs o projeto de regulamento para estabelecer normas de CO2 para os veículos pesados a partir de 2030, a fim de ajudar a alcançar o objetivo da UE de neutralidade climática até 2050 e reduzir a procura de combustíveis fósseis importados. Os veículos pesados são responsáveis por mais de 25 % das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) provenientes do transporte rodoviário na UE e representam mais de 6 % do total das emissões de gases com efeito de estufa da UE.

    Para Mais Informações

    Proposta da Comissão

    Página Web sobre as emissões de CO2 dos veículos pesados

    Pacto Ecológico Europeu

    Related Projects It`s Can Be Useful