O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, vai dirigir-se aos eurodeputados, a partir da Ucrânia, na terça-feira, às 11h, durante uma sessão plenária extraordinária.
A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, fará uma declaração no início da sessão extraordinária, no hemiciclo, seguindo-se o presidente da Ucrânia, através de ligação vídeo, em direto da Ucrânia. Os líderes dos grupos políticos também irão intervir nesta sessão especial que visa assinalar os 1000 dias da invasão da Ucrânia.
Desde que a Rússia lançou uma operação de grande escala na Ucrânia, a 24 de fevereiro de 2022, a União Europeia e o Parlamento Europeu têm manifestado o seu apoio firme a Kiev, através da condenanção da agressão russa, da imposição de sanções e intensificação da ajuda política, humanitária, militar e financeira.
O Parlamento Europeu tem apoiado os esforços da Ucrânia para aderir à União Europeia e apelado repetidamente aos Estados-membros para que iniciem as negociações de adesão. Além disso, os eurodeputados defendem que a Rússia deve compensar financeiramente a Ucrânia pela destruição provocada pela invasão militar e que a UE deve utilizar os bens do Estado russo confiscados para facilitar este processo.
Lista (não exaustiva) das resoluções sobre a Ucrânia adotadas pelo Parlamento Europeu desde 2021.
Pode acompanhar a sessão plenária extraordinária em direto através da transmissão do Parlamento via internet ou no EbS+.