O EUROPE DIRECT Minho celebrou o Dia da Europa com um conjunto de iniciativas realizadas nos dias 8 e 9 de maio em Fafe e Vila Nova de Famalicão, assinalando também os 75 anos da Declaração Schuman, considerada o ponto de partida da construção da União Europeia.
As comemorações começaram em Fafe, no dia 8 de maio, com a inauguração de uma nova Antena de Informação Europeia na Biblioteca Municipal. O espaço tem como objetivo aproximar os cidadãos da União Europeia e facilitar o acesso a informação, programas e oportunidades, contando com a presença de várias personalidades, entre elas Antero Barbosa, Presidente da Câmara de Fafe, Maria José Fernandes, Presidente do IPCA, Isabel Estrada Carvalhais, ex-deputada ao Parlamento Europeu, e Maria João Fernandes, coordenadora do EUROPE DIRECT Minho. Ainda na noite de 8 para 9 de maio, vários edifícios públicos da região foram iluminados de azul, numa ação simbólica que reforçou os valores de unidade, cooperação e paz.
No dia 9 de maio, as celebrações mudaram-se para Vila Nova de Famalicão, onde se iniciou o programa oficial com o hastear da bandeira da União Europeia em frente à Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, seguido de uma marcha cívica organizada pelos Clubes Europeus escolares, envolvendo jovens na promoção da cidadania europeia. O ponto alto do dia foi a conferência “40 Anos de Integração Europeia – Uma Construção com o Poder Local”, que contou com a intervenção de Mário Passos, Presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, Deputado ao Parlamento Europeu, António Cunha, Presidente da CCDR-Norte, e Maria José Fernandes, Presidente do IPCA, num debate sobre o papel da União Europeia e dos municípios na vida das comunidades locais.
As comemorações do Dia da Europa promovidas pelo EUROPE DIRECT Minho destacaram-se pelo envolvimento da comunidade, pelo simbolismo dos monumentos iluminados e pela participação ativa dos jovens, reforçando a proximidade entre a União Europeia e os cidadãos do Minho.