A União Europeia é constituída por países democráticos europeus, concentrados na construção de um projeto comum de paz e desenvolvimento.

    Os Estados-Membros que dela fazem parte integrante criaram instituições comuns para que as decisões sobre questões específicas de interesse comum possam ser tomadas democraticamente a nível europeu.

    A vontade comum a alguns países de acabar com a guerra foi o “mote” necessário e o alicerce sobre o qual assentou o princípio de construção da União Europeia. A ideia de integração europeia surgiu para impossibilitar que a morte e a destruição de países europeus pudesse voltar a ser realidade. Foi proposta pela primeira vez por Jean Monnet e apresentada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Robert Schuman, num discurso efetuado a 9 de Maio de 1950.

    Os Fundadores da União Europeia

     

     

    Alguns líderes visionários foram uma verdadeira fonte de inspiração para a criação da atual União Europeia. Sem a sua energia e motivação, não viveríamos no ambiente de paz e estabilidade que hoje consideramos um dado adquirido.

    De combatentes da resistência a advogados e deputados, estas personalidades, provenientes de diferentes quadrantes, partilhavam o mesmo ideal: uma Europa em paz, unida e próspera.

    Para além das personalidades aqui referidas, muitas outras inspiraram o projeto europeu e contribuíram de forma incansável para a sua realização.