A Comissão Europeia lançou um convite à apresentação de propostas para a realização de três edições de um festival europeu dedicado ao jornalismo e à liberdade dos meios de comunicação social. Com um orçamento de 3 milhões de euros, o festival visa reforçar o diálogo, a cooperação e as parcerias entre jornalistas, meios de comunicação social, organizações da sociedade civil e profissionais do setor da comunicação social na União Europeia.
O festival abordará questões como a legislação relativa à liberdade dos meios de comunicação social, a desinformação, a segurança dos jornalistas e os desafios económicos do setor. Contribuirá igualmente para a sensibilização sobre o trabalho essencial e difícil dos jornalistas, bem como sobre as ameaças à liberdade de imprensa na UE. Constituirá ainda uma oportunidade para trocar pontos de vista sobre o impacto da regulamentação europeia relativa à liberdade dos meios de comunicação social.
A Comissão convida os meios de comunicação social, as organizações não governamentais, os editores, as universidades e os centros de investigação interessados a apresentarem as suas propostas. A candidatura selecionada deverá organizar três edições anuais do festival e criar e gerir uma plataforma de contributos e debates.
A data-limite para a apresentação de candidaturas é 1 de março de 2025. Para mais informações sobre a elegibilidade e as datas-chave do convite à apresentação de propostas, consultar a página específica do sítio Web Europa.
O festival contribuirá para a consecução dos objetivos estabelecidos nas orientações políticas da Comissão para 2024-2029, prevendo-se que de cada edição resulte um conjunto de recomendações, ensinamentos-chave e boas práticas.