Vila Nova de Cerveira – Tomiño acolhe programa de rádio especial no Palco das Artes, dia 7 de junho, às 10h30
Assinalando quatro décadas desde a assinatura do Tratado de Adesão de Portugal e Espanha à então Comunidade Económica Europeia (CEE), o evento “40 Anos de União: o Minho e a Galiza de mãos dadas” vai celebrar este marco histórico através de um programa de rádio ao vivo, transmitido diretamente de uma das eurocidades mais emblemáticas da cooperação transfronteiriça: Vila Nova de Cerveira – Tomiño.
A iniciativa terá lugar no próximo dia 7 de junho, às 10h30 (hora portuguesa), no Palco das Artes, e pretende destacar o impacto positivo da integração europeia na vida dos cidadãos, particularmente nas regiões da raia. Com uma duração estimada de 60 minutos, o programa será moderado por Paulo Monteiro, diretor do Grupo Arcada Nova, responsável pelo jornal Correio do Minho, Antena Minho e CMinhoTV.
Convidados especiais incluem os Presidentes da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e do Ayuntamiento de Tomiño, bem como o Deputado ao Parlamento Europeu, Francisco Assis. Juntos, irão explorar o contexto histórico da adesão à CEE, refletir sobre as transformações verificadas nos territórios fronteiriços, e debater os desafios e oportunidades que ainda se colocam à construção do projeto europeu.
Entre os temas em destaque estarão:
O contexto socioeconómico de Portugal e Espanha no período pré-adesão
A evolução da cooperação transfronteiriça entre Cerveira e Tomiño
Benefícios da UE: do Espaço Schengen à moeda única, passando pelo acesso a fundos comunitários
As metas por concretizar para uma Europa mais próxima dos seus cidadãos
O evento pretende reforçar uma mensagem de união, cooperação e progresso, com recurso a exemplos práticos e histórias reais que espelham o impacto da União Europeia na vida quotidiana da população local.
Sabia que foi precisamente entre o Minho e a Galiza que nasceram alguns dos primeiros projetos de cooperação transfronteiriça financiados pela União Europeia? Ou que a eurocidade Cerveira–Tomiño é considerada um exemplo de boa prática em termos de partilha de recursos, equipamentos e políticas culturais e sociais?
Esta será uma celebração com rosto, voz e identidade própria, onde se homenageia o passado e se projeta o futuro da Europa, a partir de um dos seus territórios mais interligados e colaborativos.