Nos dias 2, 3 e 15 de junho, o CIED Minho realizou três sessões informativas no âmbito do ciclo de atividades “UE – um ideal único” em Pedome e Melgaço. As sessões, que contaram com a presença de elementos do Agrupamento de Escolas de Pedome e do agrupamento de Escolas de Melgaço, e ainda de mais alguns alunos interessados na respetiva atividade, incidiu na apresentação, reflexão e discussão sobre duas das prioridades políticas da Comissão Europeia presidida por Ursula von der Leyen, denominada por “o Pacto Ecológico Europeu” e “uma Europa mais forte na cena mundial”, respetivamente.
As atividades decorreram em formato de videoconferência, onde o técnico do CIED Minho, José Ricardo Sousa, teve a possibilidade de apresentar o tema aos participantes presentes. Além disso, todos os presentes foram convidados a responder a uma série de questões enquadradas com a atividade política para iniciar o desenvolvimento da atividade através de uma conversa construtiva em que os interessados puderam explicar os seus pontos de vista sobre a temática envolvida.
Ao longo de uma hora, os jovens tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos, e debater os seus pensamentos relativamente a esta matéria. Em Pedome, foram abordadas as preocupações ambientais como as alterações climáticas, a necessidade de reformular os estilos de vida, os benefícios de uma abordagem mais incisiva sobre o ambiente, assim como pela Estratégia 2030 e sobre a estratégia “Do Prado ao Prato”. Por sua vez, a atividade em Melgaço focou sobretudo sobre o Brexit, a Parceria Europa-África, e por último, o Plano Europeu de Defesa.
No cômputo geral, as ações revelaram-se um sucesso, tendo sido recolhidos vários depoimentos interessantes e construtivos por parte dos alunos. O CIED Minho também pretende realçar o empenho dos alunos, onde o interesse, a dedicação e o comprometimento sobressaíram vezes sem conta ao longo de toda a atividade!