e os vencedores da promoção da diversidade e da inclusão são os Países Baixos, a Finlândia, Portugal, a Espanha, a Itália e a Polónia. As cidades e os municípios destes países são os principais exemplos deste ano que promovem a inclusão em razão do sexo, raça ou origem étnica, religião ou crença, deficiência, idade ou orientação sexual. Os vencedores acabam de ser anunciados pela Comissão Europeia na ⁇ quarta edição do Prémio Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade ⁇ .
Os vencedores que acabam de ser anunciados na quarta edição do Prémio Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade são:
Na categoria «autoridades locais com mais de 50 000 habitantes»:
Na categoria «autoridades locais com menos de 50 000 habitantes»:
Prémio específico para habitação inclusiva
O prémio de eleição do público, para o qual o público votou durante a cerimónia de entrega dos prémios, vai para Saragoça.
A cerimónia de hoje, que teve lugar em Bruxelas, assinala igualmente o lançamento do Mês Europeu da Diversidade ⁇ 2025, que celebra os esforços para ajudar a construir ambientes equitativos e inclusivos em benefício de todos.
Antecedentes
Lançado no âmbito do ⁇ Plano de Ação da UE contra o Racismo 2020-2025 ⁇ e da ⁇ Estratégia para a Igualdade de Tratamento das Pessoas LGBTIQ 2020-2025 ⁇ , o Prémio Capital Europeia da Inclusão e da Diversidade faz parte do trabalho da Comissão em prol de uma União da Igualdade. O prémio reconhece o trabalho realizado pelas cidades, vilas ou regiões da União Europeia para promover a inclusão e criar sociedades livres de discriminação. Abrangem iniciativas que promovem a diversidade e a inclusão em termos de género, origem racial ou étnica, religião ou crença, deficiência, idade e igualdade das pessoas LGBTIQ. O júri também avalia a atenção das autoridades para a interseccionalidade, a relação interligada de múltiplos riscos de discriminação e desvantagem.
Em abril, a Comissão Europeia lançou duas consultas públicas abertas para lançar as bases para uma nova ⁇ Estratégia para a Igualdade de Tratamento das Pessoas LGBTIQ ⁇ pós-2025 e a primeira ⁇ Estratégia da UE contra o Racismo ⁇ . Ambas as estratégias basear-se-ão nas realizações dos seus antecessores. As consultas estão abertas a contributos durante 12 semanas, respetivamente até 24 de junho para a Estratégia para a Igualdade de Tratamento das Pessoas LGBTIQ e até 8 de julho para a Estratégia contra o Racismo. Todos são bem-vindos a contribuir para as consultas públicas abertas. As candidaturas à quarta edição do Prémio estiveram abertas de 26 de novembro de 2024 a 7 de fevereiro de 2025. Um júri de peritos avaliou as candidaturas com base numa série de critérios, incluindo a natureza e o âmbito das iniciativas, a apropriação e o nível de empenho, a qualidade e a sustentabilidade das iniciativas e o envolvimento das pessoas expostas à discriminação na elaboração de políticas.
A iniciativa do Mês Europeu da Diversidade faz parte do compromisso da Comissão de combater a discriminação e promover locais de trabalho diversificados e inclusivos. Foi realizada pela primeira vez em maio de 2020 no âmbito do 10.o aniversário da Plataforma das Cartas da Diversidade da UE.
Para mais informações
Prémios Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade
Consulta pública aberta – ⁇ Estratégia para a igualdade de tratamento das pessoas LGBTIQ ⁇
Consulta pública aberta – ⁇ Estratégia da UE contra o Racismo ⁇