A Comissão mobiliza 123 milhões de euros do Programa Horizonte Europa, o novo programa de investigação e inovação da UE, para projetos de investigação urgente sobre variantes do coronavírus. Este primeiro financiamento de emergência ao abrigo do Programa Horizonte Europa complementa um conjunto de ações de investigação e inovação financiadas pela UE para combater o coronavírus e contribui para o plano de ação global da Comissão para prevenir, atenuar e responder aos impactos das variantes, em consonância com o novo plano europeu de preparação no domínio da biodefesa – Incubadora HERA.
Mariya Gabriel, comissária responsável pela Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude «Continuamos a mobilizar todos os meios disponíveis para debelar esta pandemia e responder aos desafios colocados pelas variantes do coronavírus. Temos de reunir todos os esforços para preparar o futuro, desde a deteção precoce das variantes, passando pela organização e coordenação dos ensaios clínicos de novas vacinas e tratamentos, garantindo simultaneamente a recolha e a partilha corretas de dados em todas as fases».
A Comissão lançou novos convites que complementam as iniciativas anteriormente lançadas no sentido do desenvolvimento de tratamentos e vacinas, através da organização e da realização de ensaios clínicos para impulsionar o desenvolvimento de terapêuticas e de vacinas promissoras contra o SARS-CoV-2/a COVID-19. Os fundos mobilizados apoiarão a criação de consórcios e de redes COVID-19 em larga escala, para além das fronteiras da UE, estabelecendo ligações com as iniciativas europeias e reforçando simultaneamente as infraestruturas necessárias para a partilha de dados, conhecimentos técnicos, recursos de investigação e serviços especializados entre investigadores e organizações do setor da investigação.
Os projetos financiados deverão:
Espera-se que os consórcios selecionados colaborem com outras iniciativas e projetos relevantes a nível nacional, regional e internacional, de modo a maximizar as sinergias e a complementaridade e evitar a duplicação de esforços de investigação.
Estes convites de emergência permitirão responder às ameaças a curto e médio prazo, contribuindo simultaneamente para preparar o futuro. Contribuirão para a criação da Autoridade da UE de Preparação e Resposta a Emergências Sanitárias (HERA), permitindo à UE antecipar e combater melhor futuras pandemias.
Os convites serão lançados a 13 de abril e o prazo para apresentação de propostas termina a 6 de maio de 2021. As novas soluções devem estar disponíveis e ser acessíveis a todos, de acordo com os princípios que regem a Resposta Mundial ao Coronavírus.
Em fevereiro de 2021, a Presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, anunciou o lançamento de um plano europeu de preparação no domínio da biodefesa, a Incubadora HERA, com o objetivo de preparar a Europa para a ameaça crescente das variantes do coronavírus. A Incubadora HERA juntará a ciência, a indústria e as autoridades públicas, mobilizando todos os recursos disponíveis para ajudar a Europa a enfrentar este desafio.
Desde o início da crise, e mesmo até muito antes, a Comissão esteve sempre na vanguarda do apoio à investigação e inovação e da coordenação dos esforços de investigação a nível europeu e mundial, incluindo a preparação para as pandemias. Comprometeu-se a mobilizar 1,4 mil milhões de euros para a Resposta Mundial ao Coronavírus, dos quais mil milhões provenientes do Programa Horizonte 2020, o anterior programa de investigação e inovação da UE.
Os novos convites especiais hoje anunciados ao abrigo do Programa Horizonte Europa, sucessor do Programa Horizonte 2020, complementam as anteriores ações no campo da luta contra o coronavírus: apoio a 18 projetos de desenvolvimento de diagnósticos, tratamentos, vacinas e capacidade de resposta a epidemias, num montante de 48,2 milhões de euros, 8 projetos de desenvolvimento de diagnósticos e tratamentos, ao abrigo da Iniciativa sobre Medicamentos Inovadores, num montante de 117 milhões de euros, 24 projetos destinados a responder às necessidades mais prementes e ao impacto socioeconómico da pandemia, num montante de 133,4 milhões de euros e outras medidas de apoio às ideias inovadoras, através do Conselho Europeu de Inovação. O convite dá execução à medida 3 do plano de ação ERAvsCorona, um documento de trabalho resultante do diálogo mantido entre os serviços da Comissão e as instituições nacionais.
Convites ao abrigo do Programa Horizonte Europa
Comunicado de imprensa: Coronavírus: preparar a Europa perante a ameaça crescente das variantes
Sítio Web da Resposta Mundial ao Coronavírus
Perguntas e respostas: Resposta Mundial ao Coronavírus
Ficha informativa: Resposta Mundial ao Coronavírus
Comunicado de imprensa: Resposta Mundial ao Coronavírus: 7,4 mil milhões de euros angariados para garantir o acesso universal às vacinas