ED Minho no Welcome IPCA em Barcelos

13 Setembro, 2024 José Ricardo Sousa 28 Sem comentários

Nos dias 11 e 12 de setembro, o ED Minho organizou uma atividade interativa em Barcelos, durante o evento Welcome IPCA. A iniciativa foi direcionada para novos alunos do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), promovendo um ambiente de aprendizagem descontraído e acolhedor. A atividade consistia na identificação das bandeiras dos Estados-membros da União Europeia, destacando o papel da UE na vida acadêmica e na formação cidadã.

O principal objetivo da ação foi aumentar o conhecimento dos estudantes sobre a diversidade dos países que compõem a União Europeia. Ao reconhecer as bandeiras e aprender sobre os diferentes Estados-membros, os participantes puderam refletir sobre a importância da integração europeia e do multiculturalismo no ensino superior. A iniciativa também buscou despertar o interesse por temas ligados à cidadania europeia.

Além de proporcionar uma experiência lúdica, a atividade teve um forte caráter pedagógico. Ela permitiu que os alunos se aproximassem de questões políticas e sociais, entendendo melhor como a União Europeia atua na construção de políticas educacionais e de mobilidade, como o programa Erasmus. A atividade reforçou o papel da UE no desenvolvimento acadêmico e profissional dos jovens.

A participação no Welcome IPCA também favoreceu a integração dos novos alunos no contexto universitário, incentivando a interação entre colegas e a criação de um espírito de comunidade. O ED Minho, através dessa e de outras iniciativas, continua comprometido em promover o conhecimento europeu e o envolvimento cívico entre os estudantes da região.