Europe Direct Minho dinamiza sessão de apresentação do Programa CERV

25 Outubro, 2022 José Ricardo Sousa 486 Sem comentários

No dia 21 de outubro, o Europe Direct Minho dinamizou uma sessão de apresentação do Programa CERV, na Escola Técnica Superior Profissional do IPCA, em Braga. Esta sessão foi moderada por Alzira Costa (Coordenadora do ED Minho) e contou com a presença de Daniela Gomes, em representação da CIM Cávado, de Filipe Chaves, em representação do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e de Luísa Proença, em representação do Ministério da Justiça – Ponto de Contacto Nacional do Programa CERV.

CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores

O programa europeu CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores, integrado no fundo da União Europeia para a justiça, resulta da fusão dos anteriores programas “Europa para os cidadãos” e “Direitos Igualdade e cidadania”. Tem como principal objetivo promover os valores e direitos consagrados nos Tratados, na Carta e nas Convenções internacionais dos direitos humanos.

O programa apoia organizações da sociedade civil, ativas a nível local, regional, nacional e transnacional, na promoção dos valores e direitos da União, reforçando, assim, o respeito pelo Estado de direito e contribuindo para a construção de uma União mais democrática.

Pretende contribuir para aumentar o conhecimento e a consciência a respeito dos valores e direitos dos cidadãos, tais como a igualdade e a não discriminação, a prevenção e o combate à violência baseada no género, bem como todas as formas de violência contra as crianças e outros grupos vulneráveis, os direitos da criança, a proteção de dados, os direitos de cidadania da UE, em geral.

O programa CERV visa promover a participação dos cidadãos na vida democrática da UE e aumentar o conhecimento e a sensibilização para a história comum europeia.