Europe Direct Minho e Barcelos Popular conversaram com alunos sobre a desinformação

25 Janeiro, 2022 José Ricardo Sousa 350 Sem comentários

O Europe Direct Minho e o jornal “Barcelos Popular” dinamizaram duas sessões de informação em parceria com a Escola Básica Gonçalo Nunes, em Barcelos, no dia 18 de janeiro, pelas 10 horas e 11 horas, respetivamente. Os alunos que participaram nas sessões intituladas “Detetar e combater a Desinformação”, inserida nas atividades do Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes, no âmbito da iniciativa “Parlamento dos Jovens”, foram bastante participativas.

As sessões contaram com a presença de Ricardo Sousa, do Europe Direct Minho (projeto do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e da Representação da Comissão Europeia em Portugal), e de José Santos Alves, Diretor do Jornal “Barcelos Popular”.

Participaram nesta atividade alunos de várias turmas envolvidos no projeto do Parlamento dos Jovens, do 2º e 3º ciclos de escolaridade.

Durante as duas sessões, houve oportunidade para trabalhar o conceito de desinformação, fake news e alertar os alunos para os perigos e as consequências da desinformação para o cidadão e para a sociedade. Entre as várias conclusões a reter, os oradores alertaram para o cuidado a ter na leitura e interpretação de notícias, adotando sempre uma perspetiva crítica, questionando sempre tudo o que leem e que lhes pareça duvidoso. Além disso, os oradores identificaram a necessidade de nos guiarmos por sites e meios de comunicação credíveis e alertaram para os riscos de olhar apenas para um título sensacionalista.

As duas sessões revelaram-se como momentos estimulantes para os participantes, que demonstraram muito interesse e motivação através de uma participação dinâmica ao longo das sessões, comprovando assim o gosto dos próprios pela participação cívica e o respeito pela diversidade de opiniões.