Europe Direct Minho organiza Peddy-Paper em Darque

13 Maio, 2022 José Ricardo Sousa 433 Sem comentários

O Europe Direct do Minho do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), sedeado em Barcelos, esteve presente na Escola Básica Carteado Mena, em Darque, Viana do Castelo, dinamizando uma ação informativa, através do formato Euro Peddy-Paper, no dia 11 de maio.

Esta sessão tinha como principal objetivo explorar a temática da cidadania europeia e da União Europeia. Dar a conhecer as mais-valias da pertença à União Europeia, ao mesmo tempo que se aumenta o conhecimento sobre a União Europeia e ao projeto europeu são alguns dos vários benefícios desta atividade. Por último, pretendemos demonstrar como o projeto europeu está presente no quotidiano dos cidadãos europeus.

Sob o tema “UE: passado, presente e futuro”, a atividade pretendeu levar o público a testar os seus conhecimentos sobre a União Europeia e através da influência da União Europeia e dos fundos comunitários na região. Da atividade resultaram vários momentos de aprendizagem e de entusiasmo, onde os alunos poderem expressar quais eram as melhores vantagens e os maiores desafios que a União Europeia atravessa nos dias de hoje, tais como o Brexit, a nova diretiva sobre os direitos de autor na internet, ou a importância de uma maior participação dos jovens no projeto europeu.

Deste modo, os testemunhos dos presentes foram essenciais para fundamentar a importância da presença europeia na região sobre as mais variadas perspetivas, assim como quais os efeitos práticos de se viver numa União Europeia integrada e desenvolvida.