Europe Direct Minho realiza ação de sensibilização ambiental no Parque Natural Litoral Norte

    30 Junho, 2021 José Ricardo Sousa 126 Sem comentários

    No dia 29 de junho, o Europe Direct Minho, projeto do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave em colaboração com a Representação da Comissão Europeia em Portugal, realizou uma ação presencial de cariz ambiental no Parque Natural Litoral Norte, com o objetivo de sensibilizar os presentes para as questões ambientais.

    A atividade serviu, sobretudo, para despertar o interesse e a sensibilidade dos participantes para as questões ambientais. Através de uma atividade de sensibilização ambiental na praia de Antas, perto da Foz do Rio Neiva, foi realizada uma ação no âmbito da atividade europeia #EUBeachCleanUp, que incide na promoção da preservação do meio ambiente através de atividades de recolha de resíduos e plásticos nas praias europeias. Nesta atividade, os participantes tiveram a oportunidade de realizar uma recolha de resíduos ao longo do estuário do Rio Neiva e orla costeira adjacente, e de realizar uma atividade didática sobre os prejuízos que os microplásticos trazem para os animais e para as espécies.

    Posteriormente, a atividade incidiu na compreensão da importância do meio ambiente e da biodiversidade. Acompanhados por uma técnica especializada na conservação e preservação das espécies da localidade, o Europe Direct Minho pretendeu sensibilizar os participantes para a preservação e proteção de plantas autóctones e realçar a importância das mesmas para a manutenção dos habitats da região, enquanto atravessávamos a ecovia do Parque Litoral Norte – um dos últimos projetos cofinanciados pela União Europeia na região. Foi possível visualizar e conhecer espécies e plantas que vivem no meio-ambiente do Parque Natural Litoral Norte e que são vitais para a preservação dos ecossistemas.

    De acordo com Alzira Costa, coordenadora do Europe Direct Minho, “A União Europeia está preocupada com o atual estado do ambiente e definiu objetivos ambiciosos até 2030 para preservá-lo. Mas estes objetivos não se concretizam apenas com o esforço da União Europeia. É preciso que cada um de nós contribua para a preservação do ambiente e proteção da biodiversidade.”

    Referir ainda que esta iniciativa contou com o apoio da Associação SOPRO, de Barcelos; da Associação Rio Neiva, de Esposende; e também da Câmara Municipal de Esposende.

     

    Related Projects It`s Can Be Useful
    SOPRO e Europe Direct promovem evento
    21 Outubro, 2021 José Ricardo Sousa 23
    Reunião plenária para debater os contributos dos cidadãos
    21 Outubro, 2021 José Ricardo Sousa 18