“O EUROPE DIRECT Minho é membro da rede Europe Direct Portugal, a qual, por sua vez, faz parte de
uma comunidade de centros à escala europeia. Os centros tomam a Europa acessível às pessoas e levam-nas a
participar em debates sobre o futuro da UE. A rede é gerida pela Comissão Europeia.
Pode contactar-nos com perguntas sobre as políticas, os programas e as prioridades da UE e participar em eventos
sobre o futuro da UE.
Visitamos também escolas, onde fazemos apresentações, animamos debates sobre a UE e distribuímos publicações
oficiais.
Todos os nossos serviços são prestados gratuitamente aos cidadãos.
Queira ter presente que não podemos prestar aconselhamento jurídico nem interpretar o direito da UE.”
Contacte-nos
EUROPE DIRECT Minho
Campus do IPCA, Vila Frescainha S. Martinho 4750-810 Barcelos
Telefone: +351 253 802 201
europedirectminho@ipca.pt
Horario de funcionamento
Todos os dias úteis: 09:00-17.30
Contextualização
Os Europe Direct são serviços de informação europeia, dirigidos ao público em geral que, atuando a nível local e regional, propõem-se como intermediários entre os cidadãos europeus e a União Europeia.
No seu conjunto constituem a designada a Rede Europe Direct, consubstanciando-se nos principais instrumentos de que a União Europeia dispõe para informar os cidadãos europeus sobre a União Europeia, em particular sobre os direitos dos cidadãos da União Europeia e as suas prioridades, e, para promover a cidadania participativa a nível local e regional.
O Europe Direct Minho é um dos Centros selecionados em face da candidatura apresentada pelo IPCA, em resposta ao convite lançado pela Direção Geral da Comunicação da Comissão Europeia, através da sua Representação em Portugal (Representação da Comissão Europeia em Portugal).
O objetivo principal do Europe Direct Minho é assegurar que os cidadãos tenham fácil acesso a informação, e a oportunidade de dar a conhecer e trocar os seus pontos de vista, em todos os domínios de atividade da União Europeia, em especial, nos que têm impacto na sua vida quotidiana.
Nas suas instalações, sedeadas no Campus do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, os cidadãos podem aceder a informação e a documentação europeia, em suporte físico ou através de meios telemáticos disponibilizados para esse fim, bem como usufruir de apoio técnico personalizado sobre questões europeias.
O Europe Direct Minho constitui-se como um posto avançado de todas as Instituições da União Europeia e coopera com outros parceiros de informação ativos, a nível nacional e regional.
Visa o reforço da capacidade da União Europeia de comunicar, através do aumento de sinergias e da coordenação com outras redes de informação e assistência da União Europeia, abrangendo domínios políticos específicos.
A sua missão é bifacetada pelo fato de informar os cidadãos europeus a nível local e regional e de promover a cidadania participativa através de várias ferramentas de comunicação (publicações, sítio Internet, redes sociais, meios de comunicação social, …..) e da interação com as partes interessadas locais e regionais, os multiplicadores e os meios de comunicação social.
Presta informações, aconselhamento e assistência e responde às questões colocadas pelos cidadãos da sua área de intervenção, designadamente sobre os direitos dos cidadãos da União Europeia, as prioridades da União Europeia (a estratégia de crescimento – Europa 2020, entre outros,….), sua legislação, políticas, programas e possibilidades de financiamento.
O Europe Direct Minho, para a concretização do objetivo global identificado acultará, aos cidadãos da sua área de intervenção, um conjunto de serviços de informação, tais como:
– um espaço físico aberto ao público com sede na estrutura de acolhimento, devidamente identificado e de fácil acesso, com área para a receção de visitantes, escaparates para disponibilizar documentação, material de leitura. Será facultado atendimento ao público que visite o espaço físico do Centro, bem como o atendimento de contato telefónico e via correio eletrónico;
– acesso gratuito a materiais informativos sobre questões europeias, facultados pelas instituições europeias;
– acesso gratuito a computador com ligação à Internet;
– página Web específica do Centro com informação sobre as questões europeias, bem como sobre os serviços oferecidos pelo próprio Centro.
Acrescem aos Serviços de Informação referidos, a promoção, a utilização e sensibilização dos cidadãos para a existência de:
– Balcão Único, Rede Europe Direct, Centro de Contato Europe Direct (CCED) e Portal “A sua Europa”;
– sítios Internet, em especial o site “Europa”, os meios sociais digitais da União Europeia e outras fontes de informação a que os Europe Direct têm livre acesso;
– outras redes de informação e pontos de contato das instituições europeias.
– Apoio técnico personalizado, disponível no espaço aberto ao público, na obtenção de resposta às questões colocadas pelo público em geral; no apoio à consulta de documentação europeia (em suporte papel e eletrónico), bem como no apoio à consulta das bases de dados europeias;
-Elaboração e difusão de materiais informativos
– Organização/coorganização e participação em ações informativas de natureza diversificada direcionadas para públicos específicos locais ou regionais ou para públicos mais latos. Através do desenvolvimento de atividades, o Europe Direct Minho procurará ir ao encontro: das instituições públicas e privadas, organizações empresariais; das cooperativas e associações de natureza diversa; da rede escolar de ensino básico e secundário; de outras entidades de ensino superior existentes; dos meios de comunicação social locais e regionais; dos municípios e unidades administrativas entendidas como elementos dinamizadores do conhecimento e da inovação, bem como do cidadão em geral;
– Estabelecimento de parcerias com entidades de natureza diversificada, com o objetivo de melhor difundir a informação europeia na área de intervenção.