Iniciativa «Regresso à escola» da UE apoia estudantes e professores

2 Setembro, 2021 José Ricardo Sousa 454 Sem comentários

Com o início do novo ano letivo para milhões de alunos e professores na Europa, a Comissão continua a acompanhá-los e a apoiá-los. A pandemia pôs em evidência a capacidade de inovação das escolas, mas também salientou dificuldades significativas de adaptação e de garantia de uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos.

A UE apoia intercâmbios de estudantes e professores em toda a Europa em diferentes formatos e formas de colaboração a fim de promover a qualidade e a inclusão, bem como apoiar as transições digital e ecológica. A Comissão apresentou muitas ações a nível da UE para as escolas, reunidas em torno de vários temas: promover a cooperação e a mobilidade; investir na educação e nas competências; trabalhar em prol do sucesso educativo e da inclusão; prestar aconselhamento e proporcionar plataformas para a cooperação em linha; apoiar a transição ecológica através da educação, e muito mais.

Por exemplo, a partir deste ano, também os alunos do ensino não universitário podem beneficiar plenamente do programa Erasmus+ e ir estudar para o estrangeiro, individualmente ou com a sua turma. Isto significa que todos os alunos têm agora acesso às mesmas oportunidades, seja nas escolas, seja no ensino e formação profissionais, seja no ensino superior. Com mais de 28 mil milhões de euros para o período 2021-2027, o novo programa Erasmus+ quase duplicou o seu orçamento em comparação com o período anterior. Mais de 3,1 mil milhões de euros destinam-se a projetos de mobilidade e cooperação no ensino geral e mais de 5,5 mil milhões de euros contribuirão para cofinanciar projetos deste tipo no setor do ensino e formação profissionais.

Thematic photos on the 1st priority of Juncker’s Commission: A new boost for jobs, growth and investment

Já foram aprovados projetos para mais de 7 000 escolas, prevendo-se mais em setembro e outubro. Para além do aumento do orçamento do Erasmus+, serão canalizados cerca de 60 mil milhões de euros para investimentos em educação e competências nos planos nacionais de recuperação, o que corresponde a mais de 10 % do orçamento total do Mecanismo de Recuperação e Resiliência. Mais iniciativas virão antes do final do ano, por exemplo, o lançamento do primeiro Prémio Europeu do Ensino Inovador. O prémio divulgará práticas inovadoras de ensino e aprendizagem desenvolvidas no âmbito de projetos de cooperação transnacional Erasmus+. Para mais informações sobre as ações da Comissão no domínio da educação, consultar este sítio Web.