A Comissão Europeia apresentou hoje cinco propostas legislativas para modernizar as regras da UE em matéria de segurança marítima e para prevenir a poluição da água causada pelos navios. Com 75 % do comércio externo da UE a efetuar-se por via marítima, o transporte marítimo é não só a pedra angular de uma economia globalizada, mas também uma tábua de salvação para as ilhas, as regiões remotas e as regiões periféricas marítimas da UE. Embora o nível de segurança marítima nas águas da UE seja atualmente muito elevado, com um reduzido número de vítimas mortais e sem grandes derrames recentes de hidrocarbonetos, ainda são comunicados anualmente mais de 2000 acidentes e incidentes marítimos.
As propostas dotarão a UE de novos instrumentos para apoiar o transporte marítimo limpo e moderno. As propostas alinharão as regras da UE com a regulamentação internacional, garantindo condições de concorrência equitativas para o setor e melhorando simultaneamente a sua aplicação e a garantia do seu cumprimento através da digitalização e de uma maior cooperação a nível da UE. A Agência Europeia da Segurança Marítima (AESM) desempenhará um papel proeminente na aplicação dos novos requisitos através do apoio que prestará à administração dos Estados-Membros para garantir o cumprimento das novas regras. Uma proposta autónoma apresenta as alterações ao mandato da AESM a fim de incorporar estas novas atribuições.
Regras de segurança marítima modernizadas
Três das cinco propostas centram-se na modernização e melhoria das regras de segurança marítima. Estas dão especial atenção à inspeção de navios pelo Estado do porto e às investigações de acidentes marítimos, reforçando a imposição das regras a fim de reduzir os incidentes e acidentes evitando, em última instância, a perda de vidas humanas e a poluição ambiental.
O pacote de propostas inclui:
Combate à poluição por navios
As propostas hoje apresentadas visam igualmente prevenir qualquer tipo de descargas ilegais nos mares europeus, o que é essencial para reduzir o impacto ambiental das atividades de transporte marítimo e para preservar o ecossistema marinho. Para o conseguir, é necessário que as descargas ilegais sejam detetadas, que as infrações sejam reprimidas e que os autores de atividades ilegais sejam sancionados.
A fim de atingir estes objetivos, a proposta:
Renovação do mandato da Agência Europeia da Segurança Marítima
A proposta atualiza o mandato da AESM a fim de melhor refletir o papel crescente que a Agência desempenha em muitas áreas do transporte marítimo, incluindo a segurança, a prevenção da poluição e a proteção do ambiente, a ação climática, a proteção contra interferências ilícitas, a vigilância e a gestão de crises, bem como a digitalização — incluindo as novas atribuições de segurança e sustentabilidade que decorrem deste pacote legislativo.
Por exemplo, a Comissão e os Estados-Membros basear-se-ão no apoio da AESM na aplicação do Regulamento FuelUE Transportes Marítimos e no alargamento do Sistema de Comércio de Licenças de Emissão da UE ao transporte marítimo. A Agência continuará também a prestar assistência à Comissão e aos Estados-Membros nos domínios da vigilância marítima, da resiliência em matéria de cibersegurança e da preparação para crises e desempenhará um papel significativo na simplificação da comunicação de informações entre os Estados-Membros através da utilização de ferramentas informáticas, continuando simultaneamente a oferecer formação e apoio no reforço de capacidades às administrações dos Estados-Membros.
Próximas etapas
As propostas serão agora examinadas pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho, em conformidade com o processo legislativo ordinário.
Contexto
Tal como estabelecido no Pacto Ecológico Europeu, na Estratégia de Mobilidade Sustentável e Inteligente e no Plano de Ação para a Poluição Zero, a Comissão tem a ambição de colocar o transporte marítimo numa trajetória rumo a zero emissões, zero poluição e zero acidentes. As propostas hoje apresentadas constituem um resultado concreto dos compromissos da Comissão em matéria de mobilidade sustentável e inteligente. No âmbito do pacote Objetivo 55, a UE decidiu alargar o CELE ao transporte marítimo e adotou o Regulamento FuelUE Transportes Marítimos. Ambos os textos legislativos contribuirão para a transição para um transporte marítimo descarbonizado. As tecnologias e os combustíveis limpos apoiarão igualmente a agenda da sustentabilidade e da poluição zero.
Para mais informações: