A Comissão anunciará hoje os cinco projetos selecionados no âmbito do convite à apresentação de propostas, no valor de 25 milhões de euros, que visa apoiar o desenvolvimento de «demonstradores-farol» do Novo Bauhaus Europeu (NBE). A Comissão está atualmente a negociar acordos de subvenção com os beneficiários selecionados.
Os projetos criarão espaços mais sustentáveis, inclusivos e belos em toda a Europa e promoverão o envolvimento dos cidadãos no processo de transição ecológica a nível local.
Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, «Mal posso esperar pelo lançamento destes projetos do Novo Bauhaus Europeu, que nos darão uma visão de um futuro possível e traduzirão os objetivos do Pacto Ecológico Europeu em ações concretas que transformarão o nosso quotidiano e os nossos espaços. Estes projetos deverão ser o ponto de partida para a criação de uma rede mundial de projetos Novo Bauhaus Europeu.»
Cinco projetos de demonstração em 13 países
Cada um dos cinco projetos pré-selecionados disporá de um financiamento de cerca de 5 milhões de euros para executar os seus planos em 11 Estados-Membros (Bélgica, Chéquia, Alemanha, Dinamarca, Grécia, Croácia, Itália, Letónia, Países Baixos, e Portugal), bem como na Noruega e na Turquia. Abordarão temas como a renovação de edifícios, a circularidade, as artes, o património cultural, a educação, as cidades inteligentes, a regeneração urbana e rural, entre outros. Projetos:
Os cinco projetos pré-selecionados disporão de um período de dois anos para apresentar novas ideias e soluções e abrirão caminho a outras iniciativas do Novo Bauhaus Europeu. Uma vez que estão distribuídos por toda a Europa, os projetos produzirão uma grande diversidade de resultados, que poderão ser adaptados e reproduzidos através de atividades e demonstradores dentro e fora da Europa, servindo, pois, de inspiração para futuros projetos.
Os projetos contribuirão igualmente para as missões da UE. As missões e o NBE têm muito em comum, já que ambas as iniciativas pretendem abordar grandes desafios nos domínios da saúde, do clima e do ambiente através de um envolvimento mais estreito com os cidadãos e tirando partido do poder da investigação e inovação.
O projeto CRAFT (CReating Actionable FuTures) apoiará os cinco projetos selecionados, bem como futuros projetos de demonstração NBE, através de um financiamento de 2 milhões de euros. O projeto CRAFT testará modelos colaborativos locais das transformações NBE em três «cidades de testagem» (Amesterdão, Bolonha e Praga) e prestará orientação às 100 cidades selecionadas no âmbito da missão «Cidades com impacto neutro no clima e inteligentes» .
Contexto
O Novo Bauhaus Europeu visa estabelecer uma ligação entre o mundo da arte, da cultura e da educação e o mundo científico e tecnológico. O Horizonte Europa desempenha um papel fundamental neste contexto, enquanto impulsionador de novas ideias, protótipos e produtos, uma vez que a investigação e a inovação constituem elementos importantes dos processos de conceção, execução e divulgação dos projetos NBE.
O prazo para a apresentação de propostas no âmbito do convite de 25 milhões de euros subordinado ao tema «Apoiar a implantação de “demonstradores-farol” para a iniciativa do Novo Bauhaus Europeu no contexto das missões do Horizonte Europa» teve início em 28 de setembro de 2021 e terminou em 25 de janeiro de 2022. O convite integra-se no programa de trabalho das missões do Horizonte Europa para 2021-2022.
O anúncio dos candidatos selecionados não constitui um compromisso formal de financiamento. A decisão final sobre os projetos candidatos (incluindo o montante da subvenção a atribuir) só poderá ser tomada posteriormente, quando os serviços da Comissão tiverem concluído a preparação da subvenção e efetuado as verificações necessárias.
Para mais informações