A Comissão propôs hoje um orçamento anual de 199,7 mil milhões de EUR para a UE em 2025. Este orçamento será complementado por um montante estimado em 72 mil milhões de EUR de desembolsos no âmbito do NextGenerationEU. Esta dotação financeira substancial, que integra as alterações acordadas, em fevereiro de 2024, no quadro da revisão intercalar do Quadro Financeiro Plurianual (QFP), ajudará a UE a cumprir as suas prioridades políticas.
O projeto de orçamento para 2025 prevê que os fundos sejam canalizados para onde possam ter mais impacto, num espírito de cooperação e em consonância com as necessidades dos Estados-Membros da UE e dos seus parceiros em todo o mundo, a fim de tornar a Europa mais resiliente e mais bem preparada para o futuro, em benefício dos cidadãos e das empresas da UE. Este objetivo será alcançado promovendo as transições ecológica e digital, criando empregos e reforçando, simultaneamente, a autonomia estratégica da Europa e o seu papel a nível mundial. O projeto de orçamento permitirá apoiar tecnologias críticas essenciais através da Plataforma de Tecnologias Estratégicas para a Europa (STEP).
Em consonância com a revisão intercalar do QFPO, o projeto de orçamento permitirá igualmente prestar um apoio contínuo aos refugiados sírios na Turquia e em toda a região, à vizinhança meridional que integra a dimensão externa da migração, bem como aos Balcãs Ocidentais. Prestará, sobretudo, um apoio estável e previsível à Ucrânia.
No que toca às outras prioridades da UE, a Comissão propõe que sejam afetados os seguintes montantes (em autorizações):
O projeto de orçamento para 2025 faz parte do orçamento de longo prazo da União, tal como adotado no final de 2020, e alterado em fevereiro de 2024, incluindo os sucessivos ajustamentos técnicos, e procura transformar as suas prioridades em resultados anuais concretos.
O orçamento anual de 2025 terá de ser formalmente adotado pela autoridade orçamental antes do final do ano.
Contexto
O projeto de orçamento da UE para 2025 inclui as despesas cobertas pelas dotações cujo valor se situa abaixo dos limites máximos do orçamento de longo prazo e que são financiadas a partir dos recursos próprios. A estas despesas acrescem as despesas ao abrigo do NextGenerationEU, financiadas graças a empréstimos contraídos nos mercados de capitais. No que diz respeito ao orçamento principal, o projeto de orçamento propõe dois montantes para cada programa, um para as autorizações e outro para os pagamentos. As «autorizações» correspondem aos fundos que podem ser acordados, por via contratual, num determinado ano; Todos os montantes são indicados a preços correntes.
Para mais informações:
Perguntas e respostas sobre o projeto de orçamento anual para 2025
Documentos relativos ao orçamento anual
Documentos relativos ao processo de orçamento anual
Revisão do orçamento da UE para 2021-2027
Orçamento de longo prazo da UE para 2021-2027 e NextGenerationEU