Comissão Europeia anuncia compromisso para proteger as florestas

    8 Novembro, 2021 José Ricardo Sousa 705 Sem comentários

    A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou hoje, no decurso da 26.ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre as alterações climáticas (COP26), realizada em Glasgow, que a União Europeia contribuirá com um montante de mil milhões de euros para o compromisso financeiro mundial em favor das florestas. Este pacote de medidas para 5 anos, que será financiado pelo orçamento da UE, ajudará os países parceiros a proteger, restaurar e gerir as florestas de todo o mundo de uma forma sustentável e a realizar os objetivos do Acordo de Paris.

    Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia «As florestas são os pulmões verdes do nosso planeta. Temos de as proteger e restaurar. É, pois, com grande satisfação que anuncio que nos comprometemos a afetar um montante de mil milhões de euros para proteger as florestas em todo o mundo. «O compromisso reflete claramente o empenhamento da UE em liderar a mudança necessária, a nível mundial, para proteger o nosso planeta, em consonância com as ambições do Pacto Ecológico Europeu.

     

    Este compromisso constitui a contribuição da Comissão Europeia para o compromisso mundial mais vasto em favor das florestas assumido pela comunidade internacional no quadro da COP26. Para dar seguimento a este compromisso, a UE colaborará com os países parceiros a fim de conservar, restaurar e garantir a gestão sustentável das florestas de uma maneira global e integrada. Dos mil milhões de euros prometidos hoje, 250 milhões serão afetados à bacia do Congo, que abrange oito países (Camarões, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, República do Congo, Guiné Equatorial, Gabão, Burundi e Ruanda), a fim de proteger a segunda maior região de florestas tropicais do mundo e, simultaneamente, melhorar os meios de subsistência das populações locais.

    Contexto

    Mais de 1,6 mil milhões de pessoas em todo o mundo dependem das florestas para obter os alimentos, medicamentos e meios de subsistência de que necessitam. As florestas preservam o solo e sustentam 80% da biodiversidade a nível mundial, estando as maiores bacias florestais situadas fora do território da UE.

    Devido ao facto de produzirem oxigénio e purificarem o ar, as florestas são também essenciais para atenuar os efeitos das alterações climáticas, uma vez que absorvem até 30% das emissões de gases com efeito de estufa. São igualmente importantes para a adaptação às alterações climáticas. As emissões de gases com efeito de estufa associadas à desflorestação constituem a segunda maior causa das alterações climáticas. Entre 1990 e 2016, a superfície florestal diminuiu a um ritmo equivalente a 800 campos de futebol por hora.

    Desde o início dos anos noventa, a UE tem vindo a apoiar a conservação das florestas, em especial na África Central, através do seu programa emblemático ECOFAC (preservar a biodiversidade e os ecossistemas frágeis na África Central). Este apoio contínuo ajudou a conservar cerca de 16 milhões de hectares de florestas húmidas na bacia do Congo, tendo contribuído igualmente para promover o desenvolvimento sustentável e assegurar os meios de subsistência das populações locais.

    O compromisso hoje assumido pela Comissão é financiado pelo instrumento IVCDCI – Europa Global.

    Para mais informações

    Discurso da presidente sobre as florestas e a utilização dos solos (europa.eu)

    26.ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre as alterações climáticas (COP26) 

    Programa ECOFAC

    Plano de ação da UE relativo à aplicação da legislação, à governação e ao comércio no setor florestal (FLEGT)

    Narrativas sobre a silvicultura sustentável

    Zâmbia: como sobreviver quando as chuvas e as florestas se tornam mais escassas | Parcerias internacionais (europa.eu)

    Aligeirar o pesado encargo da recolha de lenha para as mulheres refugiadas nos Camarões | Parcerias internacionais (europa.eu)

    Related Projects It`s Can Be Useful