Erasmus+: Um sucesso em 2020, apesar das restrições

17 Dezembro, 2021 José Ricardo Sousa 853 Sem comentários

relatório anual de 2020 do programa Erasmus+, hoje publicado, mostra que o programa apoiou quase 640,000 experiências de aprendizagem no estrangeiro no ano passado e financiou 20 400 projetos e 126,900 organizações, apesar da pandemia de COVID-19. A transição súbita para a aprendizagem em linha demonstrou a importância de soluções digitais à distância para o ensino e a aprendizagem. O Erasmus+ continua a desempenhar um papel vital na preparação de pessoas e organizações, e disponibilizou 200 milhões de EUR no ano passado especificamente para a transição digital. Em 2020, o orçamento total do Erasmus+ ascendeu a 3 780 milhões de EUR — mais 506 milhões de EUR do que 2019, um aumento de 15 %. Após 33 anos de execução, o Erasmus+ continua a ser resiliente, mesmo no contexto difícil de 2020, apoiando um total de 11,7 milhões de participantes desde o seu lançamento em 1987.

Margaritis Schinas, vice-presidente responsável pela Promoção do Modo de Vida Europeu, «Este relatório mostra a resiliência e a qualidade do programa emblemático de intercâmbio da UE, Erasmus +. Apesar da redução da mobilidade causada pela pandemia, o Erasmus+ continuou a ser um dos programas emblemáticos e mais bem-sucedidos da UE. Em 2020, o Erasmus + foi mais inclusivo do que nunca e promoveu uma maior participação de pessoas oriundas de meios desfavorecidos. Com um financiamento de 22 milhões de euros, ligámos as nossas palavras a ações concretas.»

Hoje apresentamos os elementos com maior visibilidade do relatório. Mais uma vez, em 2020, o programa Erasmus + chegou a um elevado número de participantes e beneficiários:

• no domínio do ensino superior, mais de 323 000 estudantes e estagiários, bem como 44 000 membros do pessoal, passaram um período de aprendizagem, formação ou ensino no estrangeiro,
    • foram cofinanciadas mais de 185 600 atividades de mobilidade para alunos e pessoal do setor do ensino e formação profissionais,
    • quase 180 000 jovens e técnicos de juventude beneficiaram de financiamento Erasmus+, quer sob a forma de intercâmbios de jovens, quer de oportunidades para técnicos de juventude,
    • Semana Europeia do Desporto atingiu um novo recorde, com mais de 15,6 milhões de participantes europeus em 32 600 eventos.

Em 2020 as alianças das Universidades Europeias continuaram a crescer, incluindo agora 280 instituições de ensino superior em toda a Europa. As Universidades Europeias são alianças transnacionais que aumentam a qualidade e a atratividade do ensino superior europeu e fomentam uma cooperação a longo prazo profunda e estratégica entre instituições, beneficiando os seus estudantes, professores e outro pessoal.

O Erasmus+ é um programa amplamente distribuído em termos de participação geográfica. Em 2020, participaram participaram no programa 34 países: todos os 27 Estados-Membros da UE, mais o Reino Unido, a Islândia, o Listenstaine, a Noruega, a Macedónia do Norte, a Sérvia e a Turquia. O programa está também aberto a países parceiros em todo o mundo. As atividades internacionais do Erasmus+ continuaram a contribuir para as prioridades geopolíticas gerais da Comissão, com especial destaque para os Balcãs Ocidentais, os países vizinhos orientais e meridionais e África, sendo mais de metade do orçamento internacional afetada à vizinhança europeia (Sul do Mediterrâneo, Balcãs Ocidentais e Parceria Oriental).

A partir de 2014, o Erasmus+ tornou-se mais abrangente e inovador, proporcionando oportunidades para períodos de estudo no estrangeiro, estágios e aprendizagens para estudantes do ensino superior e do ensino e formação profissionais. Oferece intercâmbios de jovens e de pessoal em todos os domínios da educação, formação e juventude, bem como projetos no domínio do desporto.

O anexo estatístico do relatório Erasmus+ de 2020 contém informações exaustivas sobre as diferentes ações e o respetivo orçamento, bem como dados pormenorizados sobre o número de projetos, participantes e organizações. Estão igualmente disponíveis dados por país para determinadas ações. As informações qualitativas sobre os projetos Erasmus+ estão disponíveis através da plataforma de resultados dos projetos Erasmus+, uma base de dados que dá acesso gratuito a descrições, resultados e informações de contacto para todos os projetos financiados ao abrigo do programa Erasmus+ nos domínios da educação, formação, juventude e desporto.

Para mais informações

Relatório Erasmus+ de 2020

Anexo estatístico do relatório Erasmus+ de 2020

Fichas de informação por país