Sessão de esclarecimento sobre as “Fake News – que Estratégias para Combater a Desinformação”

14 Janeiro, 2022 José Ricardo Sousa 429 Sem comentários

O Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, no âmbito do projeto Parlamento dos Jovens, convidou o Europe Direct Minho para dinamizar a sessão de esclarecimento subordinada ao tema: “Fake News – Estratégias para Combater a Desinformação?”.

Foram realizadas duas palestras: uma no dia 10 de janeiro de 2021, pelas 13h30m, na EB de Ribeira do Neiva e outra no dia 12 na escola sede do agrupamento, pelas 9h30m. Ambas contaram com a presença do Dr. José Ricardo Sousa do Europe Direct Minho e de dois jornalistas, Pedro Antunes Pereira do jornal Terras do Homem e Ricardo Reis Costa jornalista dos jornais “O VilaVerdense” e “O Amarense”, como palestrantes.

Participaram nesta atividade alunos de várias turmas envolvidos no projeto do Parlamento dos Jovens, do 2º e 3º ciclos de escolaridade. Foi uma oportunidade para trabalhar o conceito de desinformação e fake news e alertar os alunos que, como consumidores de notícias e de utilizadores das redes sociais, devem ter sempre o cuidado de ler e interpretar as notícias numa perspetiva crítica e devem procurar sites e meios de comunicação credíveis. Mostrou-se a importância de que se reveste a literacia para os media, pois uma população letrada é menos permissiva às fake news uma vez que desenvolve uma melhor capacidade de interpretação da realidade.  A informação não depende apenas de uma notícia ou de um título sensacionalista e deve recorrer a várias fontes de informação.

Foi um momento estimulante e os alunos demonstraram muito interesse e motivação através de uma participação dinâmica ao longo das sessões. Estas contribuíram para desenvolver o gosto pela participação cívica e política e o respeito pela diversidade de opiniões. Foi um verdadeiro momento de exercício da Cidadania.