Homenagem ao presidente David Sassoli no Parlamento Europeu

    13 Janeiro, 2022 José Ricardo Sousa 307 Sem comentários

    O presidente do Parlamento Europeu (PE), David Sassoli, faleceu no dia 11 de janeiro. O PE honrará a sua memória numa cerimónia a realizar na próxima segunda-feira, em Estrasburgo.

     

    O presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, faleceu a 11 de janeiro em Aviano (Itália), onde se encontrava hospitalizado desde 26 de dezembro. Membro do Parlamento Europeu desde 2009, foi eleito presidente da instituição em julho de 2019 para a primeira metade da legislatura.

    O presidente Sassoli adotou medidas extraordinárias que permitiram ao PE desempenhar as suas funções e exercer as suas prerrogativas durante a pandemia, ao abrigo dos Tratados. Desempenhou também um papel de destaque na defesa de um orçamento de longo prazo da UE ambicioso e de um mecanismo de recuperação eficaz. Para além disso, Sassoli desempenhou um papel de liderança ao demonstrar a solidariedade do Parlamento para com os menos afortunados no início da crise pandémica, com ações de apoio nas cidades que acolhem a instituição, como a distribuição de refeições a associações de caridade e a utilização de edifícios do PE para o acolhimento de mulheres vítimas de violência. Determinado a retirar ensinamentos da pandemia, o presidente Sassoli lançou também um abrangente exercício de reflexão com os eurodeputados sobre como reforçar a democracia parlamentar.

    Europeu dedicado, Sassoli disse no seu discurso perante o Conselho Europeu de dezembro: “Do que a Europa precisa – e precisa acima de tudo – é de um novo projeto de esperança. Penso que podemos construir esse projeto com base numa abordagem robusta, com três vertentes: uma Europa que inova; uma Europa que protege; e uma Europa que ilumina”.

    Cerimónia de homenagem

    Uma cerimónia em honra do presidente David Sassoli terá lugar na segunda-feira, 17 de janeiro, na abertura da sessão plenária, em Estrasburgo, na presença do antigo eurodeputado e primeiro-ministro italiano Enrico Letta.

    O velório terá lugar em Roma, na quinta-feira, 13 de janeiro, das 10h00 às 18h00 (hora local), na Sala della Protomoteca de Campidoglio. As cerimónias fúnebres terão lugar na sexta-feira, dia 14 de janeiro, ao meio dia, na Basílica de Santa Maria degli Angeli.

    Eleição do/a novo/a presidente

    De acordo com o estipulado no Regimento do Parlamento Europeu (Artigo 20.º), “se o cargo de presidente vagar, um vice-presidente, determinado segundo a ordem de precedência, exerce as funções de presidente até à eleição do novo presidente”. Antes do súbito falecimento do presidente Sassoli, já estava previsto que a eleição do/a presidente para a segunda metade da legislatura teria lugar na terça-feira, dia 18 de janeiro, na sessão plenária que se realiza em Estrasburgo. Seguir-se-ão as eleições dos vice-presidentes e dos questores.

    Related Projects It`s Can Be Useful