Hoje, mais do que nunca, a sociedade europeia precisa do contributo das universidades e de outras instituições de ensino superior. A Europa enfrenta grandes desafios, como as alterações climáticas, a transformação digital e o envelhecimento da população, numa altura em que é atingida pela maior crise sanitária mundial desde há um século e pelas suas consequências económicas. As universidades, bem como todo o setor do ensino superior, têm uma posição única na encruzilhada da educação, da investigação e da inovação, na construção de economias sustentáveis e resilientes e para tornar a União Europeia mais ecológica, mais inclusiva e mais digital.
As duas novas iniciativas hoje adotadas, uma estratégia europeia para as universidades e a proposta de recomendação do Conselho apresentada pela Comissão sobre a construção de pontes para uma cooperação europeia eficaz no domínio do ensino superior, apoiarão as universidades neste esforço.
Margaritis Schinas, vice-presidente responsável pela Promoção do Modo de Vida, Europeu, «A existência de universidades europeias de excelência e inclusivas é uma condição e uma base para o nosso modo de vida europeu. Elas apoiam sociedades abertas, democráticas e justas, bem como o crescimento sustentado, o empreendedorismo, a integração e o emprego. Com estas propostas, procuramos levar a cooperação transnacional no ensino superior a um novo nível. Valores partilhados, mais mobilidade, um âmbito mais alargado e sinergias para construir uma dimensão verdadeiramente europeia no nosso ensino superior.»
A Europa alberga perto de 5 000 instituições de ensino superior, 17,5 milhões de estudantes do ensino superior, 1,35 milhões de docentes do ensino superior e 1,17 milhões de investigadores. Esta estratégia visa apoiar e capacitar todas as universidades da Europa para que se adaptem à evolução das condições, prosperem e contribuam para a resiliência e a recuperação da Europa. Propõe um conjunto de ações importantes para apoiar as universidades europeias na consecução de quatro objetivos:
A proposta de recomendação do Conselho apresentada pela Comissão visa permitir que as instituições de ensino superior europeias cooperem de forma mais estreita e aprofundada, facilitar a execução de atividades e programas educativos transnacionais conjuntos, congregar capacidades e recursos ou atribuir diplomas conjuntos. É um convite aos Estados-Membros para que tomem medidas e criem as condições adequadas a nível nacional com vista a permitir uma cooperação transnacional mais estreita e sustentável e uma implementação mais eficaz de atividades conjuntas de ensino e investigação e dos instrumentos do Espaço Europeu do Ensino Superior (Bolonha). Facilitará o fluxo de conhecimentos e estabelecerá uma ligação mais forte entre a educação, a investigação e comunidades industriais inovadoras. O objetivo consiste, nomeadamente, em apoiar a oferta de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida de elevada qualidade para todos, com destaque para as aptidões e competências mais necessárias para fazer face às atuais exigências económicas e societais.
A dimensão europeia do ensino superior e da investigação será reforçada por quatro iniciativas emblemáticas até meados de 2024:
A coordenação de esforços entre a UE, os Estados-Membros, as regiões, a sociedade civil e o setor do ensino superior é fundamental para fazer da estratégia europeia para as universidades uma realidade. A Comissão convida o Conselho, os Estados-Membros e as universidades a debaterem esta agenda política e a trabalharem em conjunto em prol de universidades preparadas para o futuro.
A proposta de recomendação do Conselho apresentada pela Comissão sobre a construção de pontes para uma cooperação europeia eficaz no domínio do ensino superior será debatida com os Estados-Membros. Quando a recomendação for adotada pelo Conselho, a Comissão apoiará os Estados-Membros e os parceiros pertinentes na sua aplicação.
A Comissão anunciou a sua intenção de iniciar a cocriação de uma agenda de transformação para o ensino superior na sua Comunicação «Concretizar o Espaço Europeu da Educação até 2025» e na sua Comunicação sobre um novo Espaço Europeu da Investigação. As conclusões do Conselho sobre o Novo Espaço Europeu da Investigação, adotadas em 1 de dezembro de 2020, salientam que devem ser desenvolvidas sinergias e interligações mais fortes entre o EEI, o EEES e os elementos do Espaço Europeu da Educação relacionados com o ensino superior. Na sua Resolução de 26 de fevereiro de 2021 sobre «um quadro estratégico para a cooperação europeia no domínio da educação e da formação rumo ao Espaço Europeu da Educação e mais além (2021-2030)», o Conselho identificou o estabelecimento de uma agenda para a transformação do ensino superior como uma ação concreta no domínio prioritário do ensino superior.
A Agenda Política para o EEI anexa às conclusões do Conselho sobre a futura governação do Espaço Europeu da Investigação, adotadas em 26 de novembro de 2021, apoia ações pertinentes para as universidades, incluindo uma ação específica sobre a capacitação das instituições de ensino superior para se desenvolverem em conformidade com o Espaço Europeu da Investigação e em sinergia com o Espaço Europeu da Educação.
Comunicação da Comissão sobre uma estratégia europeia para as universidades
Comunicação sobre como Concretizar o Espaço Europeu da Educação até 2025
Comunicação sobre Um novo EEI para a Investigação e a Inovação