Concurso da UE para jovens tradutores: as escolas podem agora inscrever-se

5 Setembro, 2022 José Ricardo Sousa 408 Sem comentários

As escolas secundárias de todos os países da UE podem agora inscrever-se no Juvenes Translatores, o concurso anual de tradução organizado pela Comissão Europeia. A partir de 2 de setembro às 12h00 (hora da Europa Central), as escolas podem inscrever-se em linha para que os seus alunos possam competir com colegas de toda a UE. Este ano, os concorrentes traduzirão textos sobre o tema «Juventude europeia».

Os participantes podem escolher qualquer par de línguas entre as 24 línguas oficiais da UE (552 combinações linguísticas possíveis).

A participação no concurso é um processo em duas fases. Na primeira fase, as escolas devem inscrever-se até às 12h00 (hora da Europa Central) de 20 de outubro de 2022. Os professores podem preencher o formulário de inscrição em qualquer uma das 24 línguas oficiais da UE.

Posteriormente, a Comissão convidará as 705 escolas, aleatoriamente selecionadas por computador, para a fase seguinte. O número de escolas participantes de cada país é igual ao número de deputados do país no Parlamento Europeu.

As escolas selecionadas devem então designar cinco alunos, no máximo, para participar no concurso. Os alunos podem ter qualquer nacionalidade, mas deverão ter nascido em 2005.

O concurso desenrolar-se-á em linha em 24 de novembro de 2022 em todas as escolas participantes.

Os vencedores — um por país — serão anunciados no início de fevereiro de 2023, e serão convidados para receber os prémios na primavera de 2023, numa cerimónia a realizar em Bruxelas. Terão também a oportunidade de se encontrarem com tradutores profissionais da Comissão Europeia e de se informarem melhor sobre a profissão e sobre o trabalho com línguas.

Leonor Silva, aluna do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, de Vila Nova de Famalicão, foi a vencedora do concurso Juvenes Translatores, em 2020

A Direção-Geral da Tradução da Comissão organiza anualmente, desde 2007, o concurso Juvenes Translatores (expressão latina que significa «jovens tradutores»). Este concurso visa promover a aprendizagem de línguas nas escolas e dar aos jovens uma ideia do que é ser tradutor. O concurso está aberto aos jovens de 17 anos que frequentam o ensino secundário e tem lugar em simultâneo em todas as escolas selecionadas no território da UE.

Johannes Hahn, comissário responsável pelo Orçamento e a Administração, «Com este concurso, queremos inspirar os jovens para uma carreira de tradução e promover a aprendizagem de línguas. 2022 é o Ano Europeu da Juventude e o concurso tem por objetivo reunir jovens de diferentes países que gostam de línguas estrangeiras, encorajá-los e ajudá-los a superar as barreiras entre as pessoas e as culturas. A capacidade de comunicarmos uns com os outros e a compreensão mútua, independentemente das nossas diferenças, são essenciais para a UE florescer.»

O concurso tem inspirado alguns dos participantes a prosseguirem a aprendizagem de línguas na universidade e a enveredarem pela profissão de tradutor. Além disso, o concurso constitui uma oportunidade de pôr em destaque a riqueza da diversidade linguística da UE.

Para mais informações

Sítio Web Juvenes Translatores