Novo Eurobarómetro mostra que 49% dos europeus fazem exercício físico

    21 Setembro, 2022 José Ricardo Sousa 1808 Sem comentários

    A Comissão Europeia publica hoje o quinto Eurobarómetro dedicado ao desporto e atividade física. O inquérito mostra que 38 % dos europeus praticam desporto ou exercício físico, pelo menos, uma vez por semana, e 17 % menos de uma vez por semana. Atualmente, cerca de 45 % dos europeus nunca fazem exercício ou participam em atividades físicas. Embora se verifique uma estabilização comparando com o Eurobarómetro de 2017, uma maior promoção do desporto e da atividade física continua a ser claramente necessária. O inquérito revela igualmente que, durante a pandemia de COVID-19, metade dos europeus reduziu o seu nível de atividade ou parou completamente.

     

    Margaritis Schinas, vice-presidente da Promoção do Modo de Vida Europeu «O desporto por si só não resolverá todos os nossos problemas, mas, além dos benefícios evidentes para a saúde, oferece também um potencial único para nos ligar uns aos outros e para nos fazer sentir que pertencemos a uma comunidade. O desporto tem um importante papel a desempenhar na construção de sociedades coesas, que hoje constitui um dos maiores desafios enfrentados pela Europa. Já chegámos a milhões de pessoas através das nossas iniciativas, mas o Eurobarómetro de hoje mostra-nos que temos de continuar a encontrar novas formas para motivar os europeus a serem mais ativos.»

     

    Os respondentes entre os 15 e os 24 anos de idade revelam maior probabilidade de fazer exercício ou praticar desporto com alguma regularidade (54 %). Esta percentagem diminui com a idade, caindo de 42 % entre os 25 e 39 anos de idade para 32 % entre os 40 e 54 anos e para 21 % a partir dos 55 anos. Globalmente, o Eurobarómetro mostra que os respondentes que participam regularmente numa atividade física por razões recreativas ou não relacionadas com o desporto não constituem a maioria dos respondentes em nenhum Estado-Membro da UE.

    De acordo com os respondentes, o principal obstáculo à atividade é a falta de tempo e a falta de motivação, ou simplesmente a falta de interesse pelo desporto. Em resposta, a campanha HealthyLifeStyle4All da Comissão continuará a sensibilizar todas as gerações e todos os grupos sociais para a importância de um estilo de vida saudável ativo.

    O inquérito revela que a principal razão da prática de atividade física é melhorar a saúde, seguida do desejo de aumentar os níveis de aptidão física e relaxar. A Comissão tem promovido todos os anos os benefícios do desporto para o bem-estar físico e mental durante a Semana Europeia do Desporto. Metade dos respondentes manifestou também o desejo de fazer exercício ao ar livre, em consonância com os esforços desenvolvidos pela Comissão a favor de desportos e atividades físicas mais ecológicos e sustentáveis. Um novo desenvolvimento, possivelmente reforçado pela pandemia de COVID-19, consiste na preferência de um terço dos respondentes pela prática de desporto em casa.

    Por último, os resultados do Eurobarómetro mostram claramente a importância dos esforços da Comissão Europeia para melhorar a igualdade de género no desporto, uma vez que a diferença entre homens e mulheres que praticam regularmente exercício físico continua a ser favorável aos homens. Neste contexto, é encorajador saber que a maioria dos respondentes em 25 Estados-Membros da UE declarou que gosta tanto de seguir as competições desportivas masculinas como femininas nos meios de comunicação social.

    Contexto

    Inquérito especial Eurobarómetro

    A Comissão lança regularmente um Eurobarómetro especial sobre o desporto — datando os mais recentes de 2013 e 2017 —, para monitorizar as tendências de participação no desporto e na atividade física, incluindo os níveis de atividade física na UE-27 e os dados relativos aos contextos da prática dessa atividade.

    Este Eurobarómetro especial sobre o desporto e a atividade física baseia-se nas respostas a cerca de 20 perguntas de 26 580 europeus de todos os 27 Estados-Membros. Revela as tendências dos níveis de participação, os obstáculos existentes e as preferências de prática desportiva, que servirão de base para as futuras políticas. Os resultados ajudarão a definir as ações da Comissão destinadas a promover o desporto, a atividade física em prol da saúde e estilos de vida saudáveis em toda a Europa.

    O Plano de Trabalho da UE para o Desporto (2021-2024), adotado pelo Conselho, salientou a importância dos dados relativos ao desporto e aos níveis de participação na UE. A disponibilidade de novos dados do Eurobarómetro sobre as tendências da atividade física e da participação no desporto ajudará a desenvolver as atividades a nível da UE tanto em termos de medidas operacionais como de políticas de desporto. O inquérito baseia-se igualmente nos anteriores inquéritos Eurobarómetro, continuando a possibilitar uma comparação dos dados e a oferecer uma base adequada para desenvolver as políticas de desporto a nível da UE, em estreita colaboração com os Estados-Membros.

     

    Semana Europeia do Desporto

    A Semana Europeia do Desporto é uma iniciativa da Comissão Europeia que visa promover o desporto e a atividade física em toda a Europa, incluindo os Balcãs Ocidentais e os países da Parceria Oriental. O desporto e a atividade física contribuem substancialmente para a saúde e o bem-estar dos cidadãos europeus, mas o nível de atividade física na Europa está atualmente a estagnar e mesmo a diminuir em alguns países. A Semana Europeia do Desporto é uma resposta conjunta a este desafio, bem como um apelo à ação contra o fenómeno da inatividade, incentivando os europeus de todas as idades a adotarem um estilo de vida saudável e ativo. Insere-se na campanha #BeActive, lançada oficialmente no dia 23 de junho — o Dia Olímpico Internacional. A campanha #BeActive de 2022 porá em destaque pessoas cativantes e inspiradoras, incidindo nos 3 pilares: juventude, inclusão e igualdade e estilo de vida saudável.

    HealthyLifestyle4All

    A iniciativa HealthyLifestyle4All foi lançada em setembro de 2021 como uma campanha de dois anos para articular o desporto e os estilos de vida ativos com as políticas de saúde, alimentação e outras. Visa demonstrar o empenho da Comissão na promoção de estilos de vida saudáveis para todas as pessoas, de todas as gerações e todos os grupos sociais, mostrando que todos podem beneficiar de atividades que melhorem a sua saúde e o seu bem-estar. A iniciativa está aberta à participação das organizações desportivas, das autoridades públicas e das organizações da sociedade civil, que podem aderir com os seus próprios compromissos, publicados no painel em linha Pledge Board.

    Informações adicionais

    Eurobarómetro 525 — Desporto e atividade física

    Semana Europeia do Desporto | Desporto (europa.eu)

    Iniciativa HealthyLifestyle4All | Desporto (europa.eu)

    Related Projects It`s Can Be Useful
    Europe Direct Minho realizou sessão de informação
    9 Abril, 2024 José Ricardo Sousa 20
    Comissão estabelece planos para um diploma europeu
    8 Abril, 2024 José Ricardo Sousa 21