Noite dos Investigadores Europeus e iniciativa «Investigadores nas Escolas»

3 Outubro, 2022 José Ricardo Sousa 243 Sem comentários

Realiza-se hoje em 26 países a Noite Europeia dos Investigadores, o maior evento de divulgação e promoção científica da Europa, para dar a conhecer a diversidade da investigação e da inovação europeias e o seu impacto na vida quotidiana dos cidadãos. O evento vai ter lugar em vários Estados-Membros da UE e em países associados ao Horizonte Europa.

Este evento, que reúne todos os anos mais de um milhão de visitantes da Europa e do resto do mundo, aproxima os cientistas do grande público e estimula o interesse nas carreiras de investigação, especialmente entre os jovens. As crianças, os jovens e as famílias terão a oportunidade de conhecer o trabalho dos investigadores através de atividades recreativas e educativas, como espetáculos científicos, jogos, passatempos, concursos, exposições e atividades digitais.

Mariya Gabriel

Mariya Gabriel, comissária responsável pela Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, «Todos os anos, a Noite dos Investigadores Europeus revela as maravilhas da ciência às crianças, aos professores, aos pais e aos cidadãos europeus de uma forma divertida e permite-lhes descobrir como é que os investigadores melhoram a nossa vida quotidiana. Estou particularmente satisfeita por anunciar que os investigadores e as crianças poderão agora interagir durante todo o ano graças à iniciativa «Investigadores nas Escolas», que reforçará a ligação entre a investigação e a educação, trazendo a investigação para as escolas.»

No contexto do Ano Europeu da Juventude, a Comissão lançou a nova iniciativa «Investigadores nas Escolas», que, nos próximos dois anos, irá promover a interação direta entre os investigadores, os professores do ensino primário e secundário e os alunos. Estes intercâmbios irão permitir-lhes compreender melhor os desafios que as nossas sociedades enfrentam e alargar o acesso à ciência, à tecnologia, às artes e à matemática (CTEAM) e às atividades de investigação. As atividades no âmbito da iniciativa «Investigadores nas Escolas» serão realizadas por projetos da Noite dos Investigadores Europeus e irão incluir apresentações nas escolas, experiências práticas, visitas a laboratórios, jogos, debates e exercícios de representação. Nos próximos dois anos, a iniciativa irá chegar a mais de 2 400 escolas e vai envolver mais de 224 000 alunos.

Estas duas iniciativas emblemáticas, financiadas ao abrigo das Ações Marie Skłodowska-Curie da UE (MSCA), criam ocasiões únicas para mostrar de forma concreta como a investigação europeia é vital para o nosso futuro e para o nosso bem-estar e o papel que representa, nomeadamente na luta contra as alterações climáticas, para atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável e promover um ambiente e um estilo de vida mais saudáveis para os cidadãos europeus.

A Noite dos Investigadores Europeus e os Investigadores nas Escolas são iniciativas financiadas pela Ação MSCA e Cidadãos da Comissão. O principal objetivo desta ação é aproximar a investigação e os investigadores do público em geral, com especial foco nas famílias, nos alunos e nos estudantes.

A Noite dos Investigadores Europeus realiza-se todos os anos na última sexta-feira de setembro. A partir da edição de 2022, os projetos da Noite dos Investigadores Europeus também contemplam a organização de atividades da iniciativa «Investigadores nas Escolas», a realizar durante todo o ano, e que irão levar os investigadores até às escolas, a fim de interagirem com alunos de todos os níveis do ensino primário e secundário.

Em 2022, a Noite dos Investigadores Europeus e a iniciativa «Investigadores nas Escolas» realizam-se em 26 países de todos os Estados-Membros da UE e em países associados ao Horizonte Europa: Islândia, Moldávia, Montenegro, Sérvia e Turquia.

Os visitantes, investigadores e professores são convidados a consultar os sítios Web dos organizadores para obterem mais informações sobre as atividades que decorrem no seu país e como participar.

Para mais informações

Mais informações sobre os eventos nacionais da Noite dos Investigadores Europeus

Mais informações sobre a iniciativa Investigadores nas Escolas

Mais informações sobre a Ação MSCA e Cidadãos