Comissário europeu participa em seminário sobre lições aprendidas nos incêndios rurais de 2022

    10 Janeiro, 2023 José Ricardo Sousa 258 Sem comentários

    A Comissão Europeia e o Ministério da Administração Interna de Portugal promovem nos próximos dias 10 e 11 de janeiro, em Lisboa, um seminário para partilhar lições aprendidas no combate a incêndios rurais a partir da análise à época de fogos de 2022.

    Na abertura do seminário sobre o “Programa de Lições Aprendidas da época de incêndios Rurais de 2022 do Mecanismo Europeu de Proteção Civil”, às 9h30 de terça-feira no Hotel Iberostar, vão estar o Comissário Europeu da Gestão de Crises, Janez Lenarčič, o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e o Ministro de Defesa Civil da Suécia, Carl-Oskar Bohlin, por videoconferência e enquanto representante da Presidência Sueca do Conselho da UE.

    Depois das intervenções de abertura decorre um painel com a participação dos representantes de vários governos europeus.

    Às 11:30 terá lugar uma conferência de imprensa conjunta do Comissário Europeu Janez Lenarčič e do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

    O seminário, em que participam representantes de mais de 30 países, tem três objetivos principais centrados nos incêndios rurais: Resposta, Preparação e Prevenção.

    Ao nível da Resposta, vão discutir-se as lições identificadas nas várias operações de combate a incêndios rurais no quadro do Mecanismo Europeu de Proteção Civil em 2022.

    No plano da Preparação, vão analisar-se as medidas colocadas em prática para melhor gerir os riscos de incêndios rurais e reduzir os seus impactos.

    Em matéria de Prevenção, vão discutir-se os passos para melhor antecipar a ocorrência de incêndios rurais a nível nacional e europeu, com base nas boas práticas e na elaboração de planos para o futuro.

    Para mais informações, contactar Daniel Rosário (936 540 378; daniel.rosario@ec.europa.eu) ou Rita Fortunato Baptista (966 822 590; rita.fortunato-baptista@ec.europa.eu).

    Related Projects It`s Can Be Useful