Santander e FEI disponibilizam 250M€ de financiamento às empresas em Portugal

    8 Março, 2023 José Ricardo Sousa 590 Sem comentários
    • São três novas linhas e dirigem-se aos setores da Sustentabilidade, Educação e Setores Culturais e Criativos
    • As operações de crédito beneficiam de apoio financeiro da União Europeia, no âmbito do Fundo Invest EU

    O Santander Portugal e o Fundo Europeu de Investimento (FEI) assinaram um acordo para disponibilizar 250 milhões de euros às empresas que atuam em três áreas de negócio: Sustentabilidade, Educação e Setores Culturais e Criativos. As linhas de crédito têm o apoio financeiro da União Europeia, no âmbito do Fundo Invest EU.

    Linha FEI Sustentabilidade tem como objetivo apoiar projetos que contribuam para a mitigação e adaptação às alterações climáticas e para uma economia mais sustentável, circular e neutra em carbono. Incluem-se vários tipos de investimento: empresas classificadas como “sustentáveis”; no âmbito das energias renováveis, dos edifícios sustentáveis, da melhoria da eficiência energética na indústria, na mobilidade com zero ou baixas emissões de CO2; investimento sustentável na agricultura e silvicultura; e na acessibilidade social.

    Linha FEI Competências e Educação foi criada para financiar projetos educativos, de formação e de requalificação, de modo a atrair e capacitar mais pessoas para o mercado de trabalho, respondendo assim às necessidades específicas do país e da economia em geral.

    Por fim, a Linha FEI Setores Culturais e Criativos pretende apoiar empresas que investem nestas áreas (tais como restauro, bibliotecas, imprensa, arquitetura, artes do espetáculo, audiovisuais, entre outros), com o duplo propósito de contribuir, por um lado, para a preservação da diversidade cultural do país e, por outro, para o desenvolvimento de setores com elevada componente de capital humano.

    As operações irão beneficiar de uma garantia de 70% do FEI e têm um prazo máximo de 12 anos. Os montantes máximos de financiamento variam consoante a Linha, podendo atingir, no caso da Sustentabilidade, um valor de €15 milhões.

    Paolo Gentiloni

    Paolo Gentiloni, Comissário para a Economia, graças a este importante acordo, o Invest EU irá ajudar as empresas em Portugal a aceder a até 250 milhões de euros. Este financiamento irá apoiar múltiplos aspetos da transição verde, desenvolver competências e impulsionar os setores criativos e culturais. Esta é uma grande notícia para as empresas e trabalhadores portugueses, que atualmente atravessam condições económicas difíceis”.

     

    O Santander tem uma vasta experiência na colocação no mercado português de linhas de crédito garantidas pelo FEI, fazendo chegar às pequenas empresas o financiamento necessário para desenvolverem o seu negócio e se tornarem mais competitivas.

    Todas as informações sobre estas Linhas estão disponíveis no site do Banco –  santander.pt/empresas/financiamento/linhas-especiais-credito

    Related Projects It`s Can Be Useful
    Previsões económicas do outono de 2024
    22 Novembro, 2024 José Ricardo Sousa 15