Europe Direct Minho esteve em Cerveira para falar sobre consumo energético

28 Março, 2023 José Ricardo Sousa 262 Sem comentários

No dia 27 de março, o Europe Direct Minho, um projeto do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave em colaboração com a Representação da Comissão Europeia em Portugal, dinamizou uma sessão para falar com os cidadãos sobre a iniciativa REPowerEU, na Fundação Bienal de Vila Nova de Cerveira. A sessão foi dinamizada em parceria com a Universidade Sénior de Vila Nova de Cerveira e a Associação DECO.

Na sessão de boas vindas, para além do Europe Direct Minho, esteve presente o Sr. Vice-Presidente da Universidade Sénior de Vila Nova de Cerveira, e em representação da Associação DECO esteve o Dr. João. No auditório, estiveram presentes cerca de uma dezena de participantes interessados em participar ativamente sobre as temáticas apresentadas.

A atividade serviu, sobretudo, para informar os cidadãos sobre a necessidade de criação desta medida política e quais os passos utilizados pela Comissão Europeia para mitigar os efeitos da subida do preço energético devido à invasão da Ucrânia pela Rússia. Além disso, também foi um momento importante para colaborar com a Associação DECo na divulgação de informação sobre como os cidadãos devem proceder para poupar energia e tornar as suas casas mais eficientes.

A atividade teve uma duração aproximada de 90 minutos, num discurso informal, participativo e inclusivo, em que foram discutidos alguns tópicos de interesse público, nomeadamente o as energias renováveis, o tipo de construção das casas portuguesas e ainda a eficiência energética dos eletrodomésticos. Desta conversa, resultaram diversas conclusões sobre o Futuro da Europa, nomeadamente o apoio através de subsídios para incentivar a agricultura biológica e a realização de referendos na União Europeia.

Todas as conclusões serão reunidas e partilhadas na plataforma da Conferência sobre o Futuro da Europa que pretende reunir todos os cidadãos em torno da construção de um projeto europeu à imagem das ideias e preocupações dos cidadãos.