A Comissão Europeia congratula-se com o acordo histórico alcançado no âmbito do Conselho Europeu sobre a primeira revisão dos limites máximos do Quadro Financeiro Plurianual, que vem confirmar todas as prioridades da proposta da Comissão e cobre 80 % do financiamento solicitado. Este reforço permitirá à UE continuar a cumprir as suas prioridades comuns, em benefício dos cidadãos europeus e não só.
A revisão inclui os seguintes elementos principais:
O financiamento da revisão será assegurado por uma combinação de novos recursos e reafetações no âmbito do orçamento da UE, o que lhe permitirá continuar a ocupar-se das suas prioridades mais urgentes, minimizando simultaneamente o impacto sobre os orçamentos nacionais.
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia «O Conselho Europeu reiterou o compromisso inabalável da Europa em apoiar a Ucrânia e chegou a acordo quanto à primeira revisão do nosso orçamento plurianual, confirmando assim as prioridades apresentadas pela Comissão em junho. Congratulo-me por termos conseguido obter 80 % do financiamento que solicitámos. Reafirmámos o nosso empenhamento na luta contra a migração ilegal e em apoiar os nossos parceiros nos Balcãs Ocidentais e na vizinhança meridional. Reforçaremos agora a nossa capacidade para fazer face às catástrofes naturais e às crises humanitárias, apoiaremos o desenvolvimento indispensável de tecnologias críticas na Europa, nomeadamente no domínio da defesa e melhoraremos a nossa competitividade. Graças a este acordo, a Europa estará unida e bem preparada para enfrentar os desafios que se anunciam. Por outras palavras: hoje, a Europa tornou-se mais forte.»
Contexto
Em 2020, a UE aprovou o seu orçamento de longo prazo para 2021-2027. Juntamente com o instrumento de recuperação NextGenerationEU, o orçamento eleva-se a 2,018 biliões de euros a preços correntes, constituindo o maior pacote de estímulo jamais financiado pela UE. Desde 2021, o orçamento tem contribuído de forma determinante para reparar os danos económicos e sociais causados pela pandemia de coronavírus e para facilitar a transição para uma Europa moderna e mais sustentável.
Em 20 de junho de 2023, a Comissão Europeia propôs uma revisão específica do Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027.
Para mais informações
Conclusões do Conselho Europeu