O Europe Direct Minho, centro de informação europeia sediado no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), vai levar à comunidade de **Caminha e Vila Praia de Âncora um ciclo de quatro sessões dedicadas ao tema da desinformação e da literacia mediática.
Com o objetivo de promover a reflexão crítica sobre o impacto da desinformação na sociedade contemporânea e fortalecer a capacidade dos cidadãos em distinguir informação credível de notícias falsas, estas sessões contarão com a participação de especialistas no tema e serão divididas em quatro momentos distintos — destinados a diferentes públicos (estudantes, jovens, professores e cidadãos em geral).
O trabalho insere-se na missão do Europe Direct Minho de aproximar os cidadãos das prioridades da União Europeia, entre elas a promoção de um ambiente de informação livre e transparente — um dos pilares fundamentais para o fortalecimento da democracia e dos direitos dos cidadãos europeus.
Já em 2024, o Europe Direct Minho dinamizou sessões sobre desinformação em escolas de Caminha, abordando questões como a identificação de notícias falsas, os efeitos da desinformação na formação de opiniões e estratégias para verificar a fiabilidade de fontes de informação — com forte participação da comunidade educativa.
A iniciativa conta com o apoio do Jornal Alto Minho na divulgação e cobertura jornalística, reforçando a ligação entre instituições de informação europeia e meios de comunicação social regional, numa parceria que visa ampliar o alcance destas ações formativas e educativas.
Calendário, públicos-alvo e locais das quatro sessões serão divulgados em breve nos canais oficiais do Europe Direct Minho e através do Jornal Alto Minho.