A qualidade das águas balneares europeias continua a ser elevada

    13 Junho, 2023 José Ricardo Sousa 229 Sem comentários

    O relatório anual sobre as águas balneares publicado hoje revela que, em 2022, a maioria das zonas balneares da Europa respeitavam as normas de qualidade mais rigorosas da União Europeia (qualidade «excelente»). A avaliação, elaborada pela Agência Europeia do Ambiente (AEA) em cooperação com a Comissão, destaca as zonas balneares mais limpas que os banhistas podem encontrar na Europa este verão.

    A qualidade da água nas zonas costeiras, que representam dois terços do total das zonas balneares, é geralmente melhor do que a das zonas fluviais e lacustres interiores. Em 2022, 88,9 % das zonas balneares costeiras da UE foram classificadas como de excelente qualidade, em comparação com 79,3 % das zonas balneares interiores.

    Em 2022, 95 % das águas balneares de Chipre, Áustria, Grécia e Croácia cumpriam a norma de qualidade «excelente». Além disso, em 2022, em Malta, na Bulgária, na Roménia, na Eslovénia e no Luxemburgo, todas as águas balneares avaliadas cumpriam, pelo menos, requisitos mínimos para uma qualidade «suficiente».

    Desde a adoção da Diretiva Águas Balneares, em 2006, a percentagem de zonas «excelentes» aumentou e estabilizou nos últimos anos em cerca de 85-89 % para as zonas costeiras e 77-81 % para as zonas interiores. Em 2022, a percentagem de zonas «excelentes» representava 85,7 % de todas as águas balneares da UE. 95,9 % de todas as águas balneares da UE respeitavam as normas mínimas de qualidade da água.

    A percentagem de águas balneares de qualidade medíocre diminuiu na última década e mantém-se estável desde 2015. Em 2022, as águas balneares consideradas medíocres representavam apenas 1,5 % de todas as águas balneares da UE, o que demonstra que os riscos para a saúde associados à prática balnear estão lentamente a diminuir na Europa.

    qualidade da água das zonas balneares é geralmente melhor nas zonas costeiras do que nas zonas interiores, devido à maior frequência da renovação e à maior capacidade de autodepuração das águas nas zonas costeiras abertas. Além disso, numerosas zonas balneares interiores da Europa Central situam-se em lagoas e lagos relativamente pequenos, bem como em rios de baixo caudal. Em comparação com as zonas costeiras, estas águas interiores estão mais expostas à poluição de curta duração causada por chuvas intensas ou secas, especialmente no verão.

    Mais de 1 800 zonas balneares europeias (ou seja, 8 %) estão situadas em cidades com mais de 100 000 habitantes, principalmente na Grécia, em França, na Itália e em Espanha. Desempenham um papel importante na qualidade de vida nas cidades, trazendo igualmente benefícios ecológicos.

    Contexto

    A avaliação subjacente ao relatório hoje apresentado assenta na monitorização de 21 973 zonas balneares em toda a Europa, comunicadas à AEA para a época balnear de 2022. Trata-se de zonas situadas em todos os Estados-Membros da UE, bem como na Albânia e na Suíça. Devem ser monitorizadas durante quatro épocas balneares consecutivas, antes de poderem ser consideradas de qualidade «excelente», «boa», «suficiente» ou «medíocre».

    Juntamente com o relatório sobre as águas balneares deste ano, a AEA publicou também um mapa interativo atualizado que mostra os resultados em cada zona balnear. Estão também disponíveis relatórios atualizados por país, bem como informações suplementares sobre a aplicação da diretiva nos vários países.

    No contexto do Pacto Ecológico Europeu e do Plano de Ação para a Poluição Zero, a Comissão está atualmente a avaliar se a Diretiva Águas Balneares continua a ser adequada para proteger a saúde pública e melhorar a qualidade da água, ou se é necessário melhorar as regras em vigor e propor atualizações pertinentes, nomeadamente novos parâmetros.

    A Diretiva Águas Balneares é um dos numerosos atos legislativos da UE que tem por objetivo a proteção da água. É complementada pela Diretiva-Quadro da Água, a Diretiva Normas de Qualidade Ambiental, a Diretiva Águas Subterrâneas, a Diretiva-Quadro Estratégia Marinha e a Diretiva Tratamento de Águas Residuais Urbanas.

    Para mais informações 

    Avaliação de 2022 da qualidade das águas balneares

    Relatórios por país

    Mapa interativo

    Regras da UE relativas à qualidade das águas balneares 

    Revisão da Diretiva Águas Balneares. 

    Related Projects It`s Can Be Useful