Braga é uma das vencedoras dos Prémios Capital Europeia da Inovação

    14 Novembro, 2024 José Ricardo Sousa 28 Sem comentários

    A Comissão anunciou as cidades vencedoras dos Prémios Capital Europeia da Inovação (iCapital) de 2024-2025, celebrando uma década de reconhecimento das cidades que são pioneiras na concretização de soluções inovadoras para os seus cidadãos. Este ano, os primeiros prémios, financiados ao abrigo do programa de investigação e inovação da UE Horizonte Europa, foram atribuídos às cidades de Braga e Turim (Itália). Depois de Lisboa, Portugal tem assim uma cidade distinguida com estes prémios europeus, pelo segundo ano consecutivo.

    Braga desenvolveu uma série de soluções inovadoras, desde polos de base tecnológica a indústrias culturais e criativas, e estabeleceu um sólido ecossistema de inovação centrado na colaboração e na inclusividade, enquanto Turim mostra uma abordagem abrangente da experimentação e da inovação, tirando partido da riqueza da sua história e do seu património industrial para enfrentar os desafios urbanos do presente e do futuro.

    A cerimónia de entrega dos prémios teve lugar hoje, em Lisboa, no decorrer da Web Summit, um dos maiores eventos mundiais de tecnologia. A Comissária Iliana Ivanova entregou os prémios a cidades que integraram a inovação na vida urbana quotidiana, promovendo comunidades sustentáveis, inclusivas e resilientes. Na cerimónia de entrega dos prémios estiveram presentes os presidentes de câmara de cidades premiadas na presente edição e também de vencedoras em anteriores edições dos iCapital.

    Além das vencedoras, a Comissão anunciou a segunda e a terceira classificada de cada categoria:

    Categoria «Capital Europeia da Inovação»

    • Turim, vencedora
    • Espoo, 2.º lugar
    • Midlands Oeste (West Midlands Combined Authority), 3.º lugar

    Categoria «Cidade Europeia Mais Inovadora»

    • Braga, vencedora
    • Linz, 2.º lugar
    • Oulu, 3.º lugar

    A cidade vencedora da categoria «Capital Europeia da Inovação», Turim, recebe um prémio de um milhão de euros, enquanto as outras duas cidades finalistas recebem 100 000 euros cada. A cidade vencedora da categoria «Cidade Europeia Mais Inovadora», Braga, recebe um prémio de 500 000 euros e as outras duas cidades finalistas 50 000 euros cada.

    Mais informações disponíveis aqui.

    Related Projects It`s Can Be Useful