A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, apresentou hoje um pacote da Equipa Europa no valor de 545 milhões de euros para acelerar a transição de África para as energias limpas. Este anúncio, feito no Global Citizen Festival por mensagem vídeo no contexto da Assembleia Geral das Nações Unidas, constitui um marco importante na campanha «ScalingUp Renewables in Africa»,coorganizada com o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa.
Esta campanha aumenta a sensibilização a nível mundial e mobiliza investimentos públicos e privados para a produção e o acesso a energias limpas em toda a África.
O potencial de energia renovável da África é enorme, mas quase 600 milhões de pessoas ainda vivem sem acesso à eletricidade. A forma como esta transição para as energias limpas se desenrola desempenhará um papel importante na definição do desenvolvimento futuro, da estabilidade regional e dos progressos em matéria de alterações climáticas.
Investir agora na energia solar, eólica, hidroelétrica e geotérmica não é apenas um imperativo moral e de desenvolvimento, é também uma escolha estratégica que reforça as cadeias de abastecimento, cria até 38 milhões de empregos verdes até 2030 e torna os sistemas energéticos mais resilientes. Através da estratégia de investimento Global Gateway, a União Europeia está a ajudar a acelerar esta transição, realizando grandes investimentos na produção, no transporte e no comércio transfronteiriço de eletricidade, criando simultaneamente parcerias internacionais estáveis.
O pacote de 545 milhões de EUR hoje apresentado alarga os esforços da UE e da Equipa Europa no domínio das energias limpas em África, com novos projetos de apoio à eletrificação, modernização das redes elétricas e melhoria do acesso às energias renováveis.
Os projetos anunciados incluem:
A campanha «Scaling Up Renewables in Africa» é realizada com a organização internacional de defesa de causas Global Citizen e conta com o apoio político da Agência Internacional da Energia. Visa impulsionar novos compromissos em matéria de políticas e finanças por parte dos governos, das instituições financeiras, do setor privado e dos filantropos. São incentivados a comprometer-se com capital ou a prestar apoio, como conhecimentos especializados e assistência técnica. A campanha terminará com um evento de alto nível em torno da cimeira do G20 na África do Sul, em 22 e 23 de novembro de 2025.
A campanha também mantém a dinâmica mais ampla em direção aos objetivos ambiciosos de triplicar as energias renováveis e duplicar a eficiência energética em todo o mundo, estabelecidos na COP28.
No início de outubro, o Fórum Global Gateway, em Bruxelas, reunirá governos, instituições financeiras e líderes do setor privado para prestar apoio adicional à transição de África para as energias limpas. Esta dinâmica será introduzida na Cimeira do G20 em Joanesburgo. Líderes mundiais e investidores se unirão para comprometer-se com as parcerias e o financiamento necessários para impulsionar o futuro renovável de África.
Página Web da campanha «Aumentar as energias renováveis em África»